Esportes

Kyrgios ataca Comitê Olímpico da Austrália e desiste de jogar no Rio-2016

Redação Folha Vitória

Paris - Nick Kyrgios se tornou a mais nova baixa no torneio de tênis dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira, o número 1 da Austrália anunciou que não competirá no Brasil e atribuiu a desistência à postura do Comitê Olímpico da Austrália, que estaria "denegrindo" sua imagem.

"É com o coração pesado que anuncio minha decisão de não competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Chegar a esta decisão foi o resultado de um longo e difícil processo. E estou extremamente decepcionado por estar nesta posição infeliz", declarou o australiano, atual número 19 do mundo, em comunicado.

Kyrgios afirmou que vem sendo tratado de "forma injusta" pelo Comitê Olímpico Australiano. "Está clara a posição da entidade de não me querer como parte do time olímpico da Austrália. Enquanto recebi garantias da federação de tênis de que seria convocado para a equipe olímpica, o comitê decidiu me denegrir publica e privadamente", disse o Top 20.

O tenista não revelou quais ataques estaria sofrendo da entidade e nem afirmou quais seriam os motivos. Mas indicou que vem tendo atritos com a entidade há algum tempo. "Nenhum membro do comitê me procurou ou procurou alguém da minha família, da minha equipe ou representantes da federação de tênis para pedir algum encontro para discutir a preocupação deles", declarou.

Kyrgios disse que participar da Olimpíada era seu sonho e que planejou o calendário da atual temporada para conseguir competir no Rio. "Representar a Austrália nos Jogos sempre foi um sonho, desde a infância. Planejei tudo neste ano e me certifiquei de estar em condições elegíveis para competir. Infelizmente, está muito claro que o comitê tem outros planos", lamentou.

O tenista é a segunda baixa na equipe de tênis da Austrália para a Olimpíada. Há poucas semanas Bernard Tomic, 22º segundo do ranking da ATP, também anunciou sua desistência de ir aos Jogos do Rio. Em comum, os dois tenistas têm uma lista de polêmicas dentro e fora das quadras nos últimos dois anos.

Na polêmica mais famosa protagonizada por Kyrgios, ele provocou o suíço Stan Wawrinka quando o rival abandonou uma partida por problemas físicos em Montreal, em agosto do ano passado. As câmeras de tevê flagraram o australiano dizendo: "Kokkinakis (Thanasi Kokkinakis, outro tenista do circuito) dormiu com sua namorada (a também tenista Donna Vekic). Desculpa te dizer isso, cara". O australiano foi punido pela ATP por causa da atitude antidesportiva.

Pontos moeda