Nova integrante do Top 10 da WTA, Madison Keys conquista título em Birmingham

Esportes

Nova integrante do Top 10 da WTA, Madison Keys conquista título em Birmingham

Redação Folha Vitória

Londres - A semana foi perfeita para a tenista norte-americana Madison Keys. Com boas atuações nos últimos dias, a jovem revelação de 21 anos coroou neste domingo a grande campanha com o título do WTA de Birmingham, na Inglaterra, disputado em quadras de grama e preparatório para Wimbledon, Grand Slam inglês que começará no próximo dia 27. Na final, um dia depois de saber que entrará no Top 10 do ranking mundial, fácil vitória sobre a checa Barbora Strycova por 2 sets a 0 - com parciais de 6/3 e 6/4, após 1 hora e 19 minutos.

Esta é a segunda conquista na carreira profissional da norte-americana. Curiosamente, o outro título de WTA conquistado por Madison Keys também veio em quadras de grama. Há dois anos, ela foi campeã em Eastbourne, na Inglaterra.

Em quadra, a norte-americana começou em ritmo arrasador. Ela largou com 3/0 e terminou o primeiro set tendo perdido apenas três pontos em seu saque, sendo que dois deles vieram em duplas-faltas. O início do segundo set foi de sete break points perdidos, quatro por Keys e três por Strycova. Perdendo a parcial por 4/3, a tenista dos Estados Unidos confirmou em um game complicado e quebrou de zero na sequência antes de fechar o jogo em seu saque.

ESPANHA - Em sua primeira edição, o WTA de Mallorca, na Espanha, também jogado em quadras de grama, teve a jovem francesa Carolina Garcia, de 22 anos, como a campeã. Neste domingo, ela derrotou com autoridade a leta Anastasija Sevastova por 2 sets a 0 - com parciais de 6/3 e 6/4, em 1 hora e 15 minutos.

O primeiro título de WTA na grama confirma o bom momento de Carolina Garcia no circuito profissional. No último mês, ela foi campeã no saibro de Estrasburgo, na França, e depois triunfou nas duplas femininas em Roland Garros, em parceria 100% francesa com Kristina Mladenovic.

Atualmente ocupando o 39.º lugar, Carolina Garcia deve subir quatro posições. Sevastova, que já foi Top 30 e chegou a se aposentar em 2013 por lesões, está na 82.ª colocação e deve ganhar em torno de 15 lugares.

RESULTADOS DE DOMINGO - Quatro jogos abriram neste domingo o WTA de Eastbourne, último torneio preparatório para Wimbledon. Destaque para a vitória da dinamarquesa Caroline Wozniacki. Campeã do torneio em 2009, a ex-número 1 e hoje apenas 35.ª colocada do ranking marcou 6/1 e 6/3 contra a francesa Alizé Cornet. E ela já volta à quadra nesta segunda-feira para desafiar a cabeça 7 australiana Samantha Stosur, 14.ª do mundo.

Quem também conheceu a sua primeira adversária foi Petra Kvitova. Bicampeã de Wimbledon, a checa é cabeça 5 em Eastbourne e estreia contra a húngara Timea Babos, que marcou 6/4 e 7/6 (7/3) contra a italiana Camila Giorgi.

Já a cabeça 4 suíça Timea Bacsinszky inicia a campanha em Eastbourne diante da francesa Kristina Mladenovic, que derrotou a belga Yanina Wickmayer por 7/6 (8/6) e 6/4. Ainda neste domingo, a letã Jelena Ostapenko venceu a russa Daria Kasatkina por 4/6, 6/2 e 6/3 e desafia a eslovaca Dominika Cibulkova.