Esportes

Ciclistas do sul do Estado vão percorrer 350 quilômetros por Missões Jesuítas

O trajeto, com saída no próximo sábado (10) de Castelo, inclui ainda: Cachoeiro, Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Anchieta e Guarapari

Neste ano, os 40 ciclistas do sul do Estado farão o percurso inverso do ano anterior na edição da 'Missão Jesuíta', que reuniu 10 participantes em 2016 Foto: ​Divulgação

Um grupo de 40 ciclistas amadores de Castelo, Cachoeiro e Vargem Alta, vão percorrer cerca de 350 quilômetros durante 24 horas no segundo ‘Missão Jesuíta’. O desafio começa às 7h do próximo sábado (10), em Castelo, e a chegada está prevista para às 8h30 de domingo (11), no mesmo local. O evento é realizado pelo grupo de ciclistas castelenses ‘Castelo Bike Team’.

No trajeto, o grupo vai percorrer os mesmos caminhos das antigas Missões dos Padres Jesuítas, que passaram em Castelo por volta de 1.625. “Os Jesuítas estiveram em nossa região entre os séculos XVI e XVII. Além de ser um desafio pessoal como historiador, queremos divulgar a história do nosso Estado, pois foram os primeiros registros da presença de habitantes não indígenas na região. Teremos o reconhecimento da igreja católica, inclusive com uma celebração feita por padres jesuítas com bênçãos ao grupo, durante nossa parada no Santuário Nacional de São José de Anchieta, que vai acontecer justamente na festa anual do Santuário”, explica o empresário e historiador, André Dell’Orto Casagrande.

No trajeto de cerca de 350 quilômetros, os ciclistas, que vão sair de Castelo, vão passar por: Cachoeiro, Presidente Kennedy, Marataízes, Itapemirim, Piúma, Anchieta e Guarapari. A volta será pela BR-101, passando por Iconha. A maior parte do percurso será por estradas de chão, mas também vão passar por vias asfaltadas, parando no centro de todas as cidades.

“Nosso cronograma já está quase fechado, com alterações significativas em relação ao evento do ano passado, fazendo o percurso ao contrário, prevendo algumas paradas para descanso, alimentação e até banho. Esse ano vamos direto de Castelo para a Missão Jesuíta da Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy, e de lá seguir pelo litoral até Guarapari. Também diminuímos a altimetria, tornando o trajeto mais acessível aos ciclistas”, conta um dos organizadores, Gilberto Soares.

Aventura

O desafio é uma iniciativa particular, custeada, a maior parte, pelos próprios amantes da aventura sob duas rodas. Os ciclistas terão uma equipe de colaboradores, em carros de apoio, que, além da nutrição necessária com alimentos, como: frutas, suplementos e água mineral, vão carregar equipamentos e peças extras que possam necessitar em casos de imprevistos. 

O grupo é composto por ciclistas amadores, que no dia a dia desempenham as mais variadas funções, como: comerciantes, mecânico, engenheiro, contador, advogado, vendedores, entre outros. 

“Será um verdadeiro desafio em equipe, onde um estará estimulando o outro. Os treinamentos acontecem de acordo com a agenda e o limite de cada um. Participei do primeiro e gostei muito. Acho que agora será ainda melhor, devido às alterações no trajeto e também a abertura para mais companheiros ciclistas participarem dessa desafiadora e emocionante aventura sob duas rodas, e ainda com o diferencial que nossa família e amigos vão poder nos acompanhar através das redes sociais”, conclui Gladstone Pinheiro, um dos ciclistas participantes.

Pontos moeda