FOLHA NA COPA

Esportes

Abertura da Copa destaca relevância da Rússia no esporte

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno e o goleiro Iker Casillas foram os boleiros que participaram da festa

Foto: Reprodução/Instagram Fifa

A Rússia está oficialmente de volta ao calendário esportivo das grandes competições. Antes do pontapé inicial para a partida desta quinta-feira (14) entre os donos da casa e os sauditas, a cerimônia de abertura relembrou ao mundo a relevância desse país, no lendário Luzhniki.

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno e o goleiro Iker Casillas foram os boleiros que participaram da festa. O Rei Pelé, mais uma vez, esteve ausente da cerimônia de abertura. Entre as personalidades, a supermodelo Natalia Vodianova e os músicos Yuri Bashmet e Daniil Trifonov participaram da festa.

O show assinado pelo diretor Ilya Averbukh, ex-patinador artístico, durou exatamente 15 minutos e contou com a participação de cerca de 800 pessoas. Ao contrário do que sempre se teme, não prejudicou a qualidade do gramado para a partida inaugural. Robbie Williams cantou a música tema.

A Rússia havia sediado há quatro anos os Jogos Olímpicos de Inverno. Apesar da importância, o evento do COI (Comitê Olímpico Internacional) ainda é bastante restrito, por um fator claro, em muito depende de gelo e neve. Na mesma Sochi, litorânea, ensolarada e que hoje abriga a seleção brasileira, acontece anualmente o GP de Fórmula 1.

Ainda assim, o que fica na memória mesmo são os Jogos Olímpicos de Moscou 1980. Mesmo quem não viveu aquela época, certamente lembra com carinho do simpático ursinho Misha, que inclusive chorou em um mosaico das arquibancadas.

Com informação do Portal R7. 

Pontos moeda