Esportes

Corrida de São Pedro movimenta as ruas de Cachoeiro

Grupos de corrida de rua treinam firme para fazer bonito na tradicional prova

Uma das atrações da Festa de Cachoeiro, neste mês, a quadragésima Corrida de São Pedro já movimenta as vias da cidade com os treinos dos grupos locais de corrida de rua. Seus integrantes estão entre os 1.500 inscritos para a tradicional prova marcada para o dia 23.

Cada vez mais numerosos no município, os adeptos do esporte encontram nesses grupos o suporte técnico para a prática adequada da atividade e, em provas como a de São Pedro, têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e avaliar seu rendimento.

Segundo Edipo Flausino, instrutor de um grupo que tem 95 inscritos nesta edição, correr nas ruas e até nos trajetos da prova é uma rotina dos treinos, que são divididos entre iniciantes, intermediários e atletas que participam de competições nacionais e, até, internacionais.

“Treinamos de três a quatro vezes por semana, dependendo do condicionamento de cada membro. Este ano, houve um aumento significativo de inscritos na São Pedro. Muitos participarão pela primeira vez. É uma prova muito especial e aguardada pelos cachoeirenses. É gratificante ver o interesse das pessoas em se exercitar, mudar os hábitos”, avalia.

Correndo há dois meses no grupo, Geysa Gonçalves participará pela primeira vez da corrida e vai enfrentar o percurso de 10 km. “Treino quatro vezes por semana, mas jamais imaginei correr qualquer prova. É muito gratificante para mim. Estou ansiosa e feliz por poder participar”, contou.

A corrida em números

Com o tema “Bons exemplos inspiram”, a 40ª Corrida de São Pedro é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que dobrou o número de vagas em relação à edição anterior. As 1.200 destinadas à categoria adulto e as 300 para a kids foram preenchidas poucas horas após a abertura das inscrições.

A corrida será no dia 23 deste mês, sábado, e terá largada, chegada e premiação no pavilhão da Ilha da Luz. Os percursos serão de 5 km, 10 km e, novidade nesta edição, 15 km. A categoria Kids (crianças e adolescentes entre 5 e 15 anos) abre a festa, correndo às 16h30. Os adultos correrão às 19h, divididos em subcategorias (“Geral”, “Faixa etária”, “Segurança Pública” “Pessoa com Deficiência”.

Mais informações sobre a prova, como o mapa do percurso e o regulamento completo, estão disponíveis no site corridadesaopedro.cachoeiro.es.gov.br.

Pontos moeda