FOLHA NA COPA

Esportes

França vence Austrália em 1º uso de árbitro eletrônico em Copas

O jogo, que marcou a estreia das equipes no Grupo C do Mundial, foi disputado em Kazan, na Rússia

Foto: Toru Hanai/Reuters/ Portal R7

A França contou com a tecnologia do VAR (árbitro eletrônico) para conquistar a vitória sobre a Austrália por 2 a 1 neste sábado (16). Foi o primeiro uso do juiz de vídeo em Copas do Mundo. O jogo, que marcou a estreia das equipes no Grupo C do Mundial, foi disputado em Kazan, na Rússia.

O jogo
Logo aos 2min, Mbappé desceu pela direita e chutou forte. Mas o goleiro Ryan espalmou para escanteio. Três minutos depois, Pogba bateu falta com perigo. Mas o goleiro australiano fez novamente boa defesa.

A França iniciava o jogo buscando jogadas pelas laterais do campo, tentando surpreender a defesa da Austrália, bem fechada no centro da área. Aos 6min, Dembélé fez boa jogada pelo lado esquerdo. A bola sobrou para Griezmann, que chutou de fora da área. Ryan novamente defendeu.

Veja tudo o que rolou em França x Austrália
Mas aos 17min foi a Austrália quem levou o maior perigo do jogo. Em cobrança de falta de Mooy, Tolisso tentou tirar e quase marcou contra. Lloris desviou para escanteio.

Aos 45min, em outra boa oportunidade, Behich pegou uma sobra de bola na entrada da área e chutou cruzado, levando perigo ao gol de Lloris.

Gol da França
Sem conseguir abrir o marcador no primeiro tempo, a França adiantou sua marcação no início da segunda etapa. A estratégia deixava buracos na defesa francesa. Mas também ajudava o time a conseguir mais profundidade nos contra-ataques.

Aos 9min, Griezmann foi lançado e acabou derrubado na entrada da área. O juiz uruguaio Andres Cunha não marcou nada. Mas, após o uso do VAR, o árbitro eletrônico, decidiu pela penalidade. Griezmann bateu no canto esquerdo de Ryan para marcar o primeiro gol.

Empate da Austrália

Logo depois, porém, em falta cobrada pela direita, Umtiti tocou infantilmente a mão na bola. Novo pênalti. Jedinak bateu no canto direito e empatou o jogo aos 17min.

Com dificuldade para superar a defesa fechada da Austrália, o técnico Deschamps apostou na entrada de Giroud e Fekir nos lugares de Griezmann e Dembélé. Atento às mudanças do adversário, Bert van Marwijk, treinador da Austrália, fechou ainda mais o meio de campo com a entrada de Irvine logo em seguida.

Gol da vitória

Quando o jogo já parecia que não sairia do empate, a França conseguiu achar a vitória. Aos 35min, em boa troca de passes na entrada da área, a bola sobrou para Pogba. O meia chutou forte. A bola bateu no travessão e passou a linha do gol. A tecnologia também foi protagonista, avisando o árbitro que a bola tinha entrado.

Próximos jogos
Na próxima partida, a França enfrenta o Peru. O jogo será na quinta-feira (21), em Ekaterimburgo. Já a Austrália enfrenta a Dinamarca em Samara. A partida também será na próxima quinta, às 12h.

16/6 – Arena Kazan (Kazan)

FRANÇA 0 X 0 AUSTRÁLIA

Árbitro: Andres Cunha (Uruguai); Gols: Griezmann (pênalti), aos 13 minutos, Jedinak (pênalti), aos 17 minutos, e Pogba aos 35min do 2º tempo. Cartões amarelos: Tolisso (França), Leckie, Risdon e Behich (Austrália).

FRANÇA: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Hernandez; Kanté, Tolisso (Matuidi, aos 33min do 2º tempo) e Pogba; Mbappé, Griezmann (Giroud, aos 25min do 2º tempo) e Dembélé (Fekir, aos 25min do 2º tempo). Técnico: Didier Deschamps.

AUSTRÁLIA: Ryan, Risdon, Sainsbury, Milligan e Behich; Jedinak, Mooy e Rogic (Irvine, aos 26min do 2º tempo); Leckie, Nabbout (Juric, aos 19min do 2º tempo) e Kruse (Arzani, aos 39min do 2º tempo). Técnico: Bert van Marwijk.

Com informações do Portal R7. 

Pontos moeda