Esportes

Lopetegui chega ao Real e diz que viveu 'dia mais triste' desde a morte da mãe

Em menos de três anos como técnico do time espanhol, o francês faturou três Ligas do Campeões consecutivas, dois Mundiais de Clubes, um Campeonato Espanhol, entre outros.

Redação Folha Vitória


Pivô da maior polêmica do futebol às vésperas da Copa do Mundo, o técnico Julen Lopetegui foi apresentado nesta quinta-feira no Real Madrid com um claro objetivo: virar a página de sua passagem pela seleção espanhola. Ele foi demitido pela federação de futebol do país a dois dias da estreia da equipe na Rússia, justamente por ter acertado sua ida para o clube madrilenho.

Lopetegui deixou evidente a chateação com a demissão da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), mas tratou de tentar olhar para o futuro. "Ontem (quarta-feira) foi o dia mais triste da minha vida desde a morte da minha mãe, mas hoje é o dia mais feliz da minha vida", afirmou em suas primeiras palavras como técnico do Real.

O surpreendente anúncio da demissão de Lopetegui foi uma resposta da entidade à decisão do treinador de romper seu contrato unilateralmente com a seleção ao fim do Mundial da Rússia para comandar o Real Madrid. O acerto entre o técnico e o clube espanhol, que perdeu Zinedine Zidane recentemente, foi feito na terça.

Presidente da RFEF, Luis Rubiales deixou claro que a causa da dispensa foi a decisão do treinador de negociar contrato com o Real Madrid sem avisar a entidade. A irritação foi ainda maior graças à renovação de contrato que a entidade havia acertado recentemente com o treinador, até a Eurocopa de 2020.

Se viu o sonho de comandar a seleção na Copa ser tirado dele, Lopetegui celebrou o futuro no Real. "Sinto-me capacitado para esta aventura e para gerir o grande patrimônio de jogadores que temos. O Real Madrid aspira ganhar tudo e me sinto parte da família do clube."

Até pela pressão à qual foi submetido nos últimos dias, Lopetegui se mostrou bastante emocionado na apresentação. "Espero não me emocionar muito. Primeiro, quero agradecer à confiança e à responsabilidade, que assumo com muito orgulho e força. Sei que esperam exigência máxima, e aqui vale tudo. Vamos tratar de dar o melhor de nós e lutar para estar à altura do clube", disse.

Lopetegui assinou contrato de três temporadas com o Real e chega com a responsabilidade de substituir ninguém menos que Zinedine Zidane. Em menos de três anos como técnico do time espanhol, o francês faturou três Ligas do Campeões consecutivas, dois Mundiais de Clubes, um Campeonato Espanhol, entre outros.

"Desde hoje, ele assume a responsabilidade de treinar uma equipe que é uma lenda. Hoje, regressa à sua casa depois de ter conseguido a classificação à Copa do Mundo de maneira brilhante com a seleção espanhola e sem conhecer uma derrota nas últimas 20 partidas. Hoje, é um dia de sentimentos opostos, porque tinha muito presente dois sonhos perfeitamente compatíveis: fazer a Espanha ser campeã do mundo e treinar seu querido Real Madrid", afirmou o presidente do clube, Florentino Pérez.

O dirigente ainda explicou como se deu a negociação com o treinador, que tanto irritou a RFEF. "O Real Madrid e Lopetegui alcançaram um acordo em apenas horas, no exercício da liberdade de ambas as partes e respeitando cláusulas e términos de contrato. Pensamos que deveria ser feito antes do Mundial como mostra de transparência. Não há precedentes no futebol em que um treinador de seleção, depois de chegar a um acordo com uma equipe, fosse considerado desleal. Nada mais longe da realidade."

Pontos moeda