Esportes

Vitória recebe seletiva para o Pan-Americano Universitário em junho

Esta edição do JUBs será pra as modalidades Badminton, Tênis, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa Paradesportivo e Xadrez

           Cerca de 170 alunos-atleta participarão nas cinco modalidades. | Foto: Divulgação

Vitória será palco, a partir da próxima terça-feira (05), dos Jogos Universitários Brasileiros de Badminton, Tênis, Tênis de Mesa, Tênis de Mesa Paradesportivo e Xadrez. A competição será seletiva para o FISU America Games – nas modalidades tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo –, e para o Mundial Universitário de Xadrez.

Cerca de 170 alunos-atletas, nos naipes feminino e masculino, participarão nas cinco modalidades, representando 16 estados da Federação – SP, SE, MA, PE, SC, PA, GO, RN, CE, MG, PR, MT, AP, ES, RJ, RR –, além do Distrito Federal.

As competições, serão sediadas no complexo da SESPORT e na Academia N Tênis. A entrada para o público é gratuita. As disputas começam na próxima quarta-feira (06), e seguem até sábado (09), com as finais e premiação.

Antes do início de cada modalidade, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), realizadora do evento, promoverá as Reuniões Informativas, onde serão repassadas informações com relação ao novo formato do JUBs e normas de credenciamento, além de exemplificação dos locais de jogos e programação das partidas. A Reunião Informativa acontecerá no dia 05 de junho.

Seletiva para competições do calendário internacional

O JUBs Xadrez será seletiva para o World University Chess Championship, que será sediado no Brasil, entre 12 e 18 de setembro, em Aracaju/SE. 

O JUBs Tênis, Tênis de Mesa e Tênis de Mesa Paradesportivo também serão seletivas para uma competição internacional, a primeira edição do Pan-Americano Universitário – o FISU America Games –, que será realizado em São Paulo, de 19 a 29 de julho. Além das três modalidades, o campeonato terá ainda disputas no atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, natação, natação paradesportiva, judô e taekwondo. Confira no site oficial do FISU America Games mais informações sobre a competição.

           A disputa também será seletiva para uma competição internacional. | Foto: Divulgação 

Novo formato do JUBs

A Temporada 2018 do esporte universitário brasileiro ganha um novo formato, onde todas as competições do calendário nacional passam a ser denominadas JUBs. Assim, os eventos de 2018 contarão com as modalidades que já fazem parte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e a inclusão de mais esportes, ampliando e qualificando a maior competição universitária da América Latina.

As modalidades que já faziam parte do programa do JUBs contarão com competições específicas e direcionadas, garantindo uma maior qualidade do evento para os alunos-atletas. Assim, basquete 3×3, badminton, tênis, tênis de mesa e xadrez serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018.

As modalidades que já compunham o calendário nacional entram agora para o programa do JUBs, ou seja, futebol de 7, lutas, futebol de campo, rugby 7 e jogos de praia ganham status de modalidades do JUBs, e também serão realizadas ao longo do primeiro semestre de 2018.

O novo formato beneficiará ainda as melhores equipes das modalidades coletivas de quadras, uma vez que, após as etapas Estaduais, as Conferências de Quadras atuarão como última classificatória para a Fase Final do JUBs, que será realizada em Maringá, entre 04 e 11 de novembro.

Além das modalidades de quadra, a fase final do JUBs também contará com as competições de natação, atletismo, judô, FIFA, League of Legends, JUBs acadêmico, natação e atletismo paradesportivos, vôlei de praia e ciclismo, as duas últimas escolhidas pela cidade sede.

Pontos moeda