Esportes

Cielo é ouro nos 50m borboleta no Aberto da França

Redação Folha Vitória

Vichy Val D'Allier - Na sua primeira competição desde o ótimo desempenho no Troféu Maria Lenk, em abril, Cesar Cielo ganhou a medalha de ouro nos 50 metros borboleta no Aberto da França de Natação, nesta sexta-feira, em Vichy Val D'Allier. Bicampeão mundial da prova, ele ganhou com 23s52, compondo dobradinha brasileira com Nicholas Santos, que completou a distância em 23s74.

Na véspera, via assessoria de imprensa, Cielo, atleta do Minas, já havia dito que 23s50 seria "uma boa marca" e ficou a apenas dois centésimos disso. O brasileiro é o líder do ranking mundial, com 23s01, enquanto Nicholas, que nada pela Unisanta, aparece em sétimo, com 23s23.

O Brasil também fez dobradinha em outra prova rápida não olímpica, de 50 metros peito, com vitória de João Gomes Júnior (27s10) e prata para Raphael Rodrigues (27s79), ambos atletas do COES, do Espírito Santo. João Gomes, que deixou o Pinheiros depois do Maria Lenk, fez o quarto melhor tempo do mundo na temporada.

Thiago Pereira terminou com a prata nos 400m medley, com 4min19s44, ficando entre os húngaros David Verraszto (ouro) e Lazslo Cseh (bronze). No Maria Lenk, o brasileiro havia sido quatro segundos mais veloz. Em Vichy Val D'Allier, ele também nadou os 400 livre, ficando na 22.ª colocação nas eliminatórias.

Praticamente desconhecido no Brasil, atleta do SESI do Mato Grosso, mas radicado na África do Sul, onde treina com o campeão mundial Chad le Clos, Luiz Pedro Pereira fez duas finais e ganhou medalha de bronze nos 200m borboleta, com 2min03s59. O tempo, porém, é apenas o 16.º entre atletas brasileiros na temporada. Nos 50m borboleta, foi oitavo.

Já a final dos 50 metros livre para mulheres teve quatro brasileiras. A melhor delas foi Graciele Hermann, que completou em quarto, com 25s16. Ela foi seguida de Alessandra Marchioro (sexta, com 25s59), Lorrane Ferreira (25s99) e Carolina Bergamaschi (26s17).

Pontos moeda