Esportes

Ganeses que vieram ao Mundial pedem refúgio no Brasil

Redação Folha Vitória

Brasília - Cerca de 250 ganeses procuraram a Delegacia da Polícia Federal de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para pedir refúgio no Brasil desde o dia 30 de junho. Eles ingressaram no País como turistas, sobretudo por Natal, Fortaleza e Brasília, cidades-sede dos jogos da seleção de Gana na Copa do Mundo, e depois seguiram para o sul em busca de trabalho.

O pedido de refúgio cria um protocolo que dá ao imigrante acesso a trabalho e direitos individuais e coletivos. A condição é provisória e se mantém até que o Comitê Nacional para Refugiados (Conare) decida se concede ou nega refúgio.

Autoridades locais têm informações de que os ganeses optaram para seguir para Caxias do Sul porque a PF local consegue atender mais rapidamente a demanda e a cidade tem estrutura de acolhimento, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), ligado à Igreja Católica.

Boa parte deles já viajou para Santa Catarina e São Paulo, onde há promessa de emprego. A PF vai investigar se o movimento até Caxias do Sul é coordenado ou incentivado por intermediários mediante cobrança de valores financeiros dos africanos. O município, que já recebeu 3 mil haitianos e senegaleses nos últimos anos, teme não poder atender a uma eventual nova onda migratória.

Pontos moeda