Esportes

Lesionado, De Jong desfalca Holanda até o fim da Copa

Redação Folha Vitória

Rio - Homem de confiança do treinador Louis van Gaal, o volante Nigel de Jong está afastado do restante da Copa, indicam os exames médicos realizados pelo jogador na manhã desta terça-feira, em uma clínica na zona sul do Rio. O número 6 da seleção da Holanda, já em seu terceiro Mundial, sofreu uma lesão na virilha no início da partida contra o México, disputada no domingo passado, no Castelão, em Fortaleza.

De acordo com informe divulgado há pouco, via Twitter, pela Federação de Futebol da Holanda, De Jong precisará de duas a quatro semanas para se recuperar. A final da Copa será no próximo dia 12, o que impede o aproveitamento do jogador caso a seleção holandesa chegue ao jogo decisivo do Mundial.

De Jong, de 29 anos, deixou o hotel Caesar Park, na praia de Ipanema (zona sul), pouco depois das 9 horas. Voltou cerca de duas horas depois, com semblante fechado e olhando para o chão. Não atendeu aos chamados dos torcedores que estavam no local, que pediam autógrafos e fotografias.

Já após o jogo diante dos mexicanos, Van Gaal falou sobre o problema sofrido pelo principal volante do grupo. Na ocasião, o treinador disse que considerava difícil o aproveitamento de De Jong na partida do próximo sábado na Fonte Nova, em Salvador, mas que contava com ele mais adiante.

Com medo de novas lesões, o comando da seleção da Holanda cancelou qualquer tipo de treinamento para esta terça. Os jogadores estão de folga. Muitos deles saíram para compras e passeios. O atacante Klaas Jan Huntelaar, autor do gol decisivo, de pênalti, contra o México, preferiu aproveitar o sol forte nas areias da praia, assim como o goleiro rerserva Tim Krull e o lateral Daryl Janmaat. Outros, como o volante Jonathan de Guzman e o meia Georginio Wijnaldum, percorreram lojas do bairro.

Pontos moeda