Froome mantém vantagem cômoda na ponta da Volta da França após 2ª etapa nos Alpes

Esportes

Froome mantém vantagem cômoda na ponta da Volta da França após 2ª etapa nos Alpes

Redação Folha Vitória

Saint-Jean-De-Maurienne, França - O britânico Chris Froome superou sem problemas a primeira metade das etapas nos Alpes, os últimos obstáculos para se coroar campeão da Volta da França pela segunda vez. Nesta quinta-feira, após a 18ª etapa, que foi vencida pelo francês Romain Bardet, o britânico conservou a sua cômoda de vantagem de 3 minutos e 10 segundos sobre o colombiano Nairo Quintana, o segundo colocado na classificação geral.

Bardet pedalou sozinho na descida da passagem da montanha Glandon, e depois escalou sem adversários as 18 sinuosas curvas do Montvernier para assegurar a sua vitória no Saint-Jean-De-Maurienne, no segundo dos quatro dias de competição da Volta da França nos Alpes, antes do encerramento da prova no próximo domingo em Paris.

Em percurso de 186,5 quilômetros entre Gap e Saint-Jean-de-Maurienne, Bardet completou a distância em 5h03min40, com uma vantagem de 33 segundos para o também francês Pierre Rolland e de 59 segundos para o colombiano Winner Anacona, que ficou em terceiro lugar.

Assim como havia acontecido na primeira etapa alpina da Volta da França, na última quarta-feira, os principais oponentes de Froome o atacaram, mas não conseguiram deixá-lo para trás nas sete subidas.

Froome, Quintana e outros aspirantes ao título, que inclui os espanhóis Alberto Contador e Alejandro Valverde, além do italiano Vincenzo Nibali, cruzaram a linha de chegada juntos, em um pelotão de dez ciclistas, a 3min02 de Bardt, que não figura entre os candidatos a subir ao pódio em Paris, ao término da Volta da França.

Assim, além da vantagem de 3min10 para Quintana, Froome está 4min09 à frente de Valverde, o terceiro colocado. Além disso, a sua vantagem é de 6min40 para Contador, que ocupa o quinto lugar, e de 8min04m para Nibali, apenas o sétimo colocado.

Se permanece na liderança folgada da Volta da França, Froome perdeu a camiseta branca de bolinhas vermelhas, destinada ao melhor montanhista, que agora está com o espanhol Joachim Rodriguez, com 68 pontos, assim como Bardet, que está em desvantagem nos critérios de desempate. Agora o britânico é apenas o quarto colocado nessa disputa, com 61 pontos.

Os detentores das outras camisetas não se alteraram. O eslovaco Peter Sagan segue com a verde, para o maior pontuador, e o colombiano Nairo Quintana continua com a branca, dada ao melhor jovem ciclista.

A Volta da França prossegue nesta sexta-feira com a disputa da 19ª etapa, novamente em alta montanha. O estágio terá um percurso de 138 quilômetros entre Saint-Jean-de-Mauriense e La Toussuire-Les Sybelles.