Froome mantém vantagem sobre Quintana após 1ª etapa nos Alpes da Volta da França

Esportes

Froome mantém vantagem sobre Quintana após 1ª etapa nos Alpes da Volta da França

Redação Folha Vitória

Pra Loup - O britânico Chris Froome manteve a sua vantagem na liderança da Volta da França e ainda viu um dos principais concorrentes ao título deixar a disputa nesta quarta-feira, quando foi disputada a 17ª etapa, a primeira realizada nos Alpes, que acabou sendo vencida pelo alemão Simon Geschke.

Principal concorrente de Froome na luta pelo título neste momento, o colombiano Nairo Quintana, que está em segundo lugar na classificação geral, atacou várias vezes o britânico, mas acabou chegando junto ao rival, em 18º lugar, duas posições à frente do detentor da camiseta amarela, mas com o mesmo tempo, a 7min16 de Geschke. Assim, Froome segue com uma vantagem de 3min10 na classificação geral.

Além disso, o norte-americano Tejay van Garderen, que vinha em terceiro lugar na classificação geral da Volta da França, abandonou a disputa, alegando estar doente, mas sem apresentar maiores explicações.

Com isso, o espanhol Alejandro Valverde, companheiro de Quintana na equipe Movistar, a líder da Volta da França, agora é o terceiro colocado. Nesta quarta, ele ficou a 7min23 de Geschke e agora está a 4min09 de Froome. Ele fez o mesmo tempo do italiano Vincenzo Nibali, o atual campeão da Volta da França, que é o sétimo colocado, a 8min04 do líder.

Já o também espanhol Alberto Contador praticamente deixou a disputa pelo título da Volta da França ao sofrer uma queda e concluir a 17ª etapa em 31º lugar, a 9min33 do vencedor. Assim, a sua desvantagem para Froome chegou aos 6min40, com ele ocupando a quinta posição, a seis segundos do britânico Geraint Thomas.

A 17ª etapa da Volta da França teve um percurso de 161 quilômetros em alta montanha entre Digne-les-Bains e Pra Loup. Pela quinta vez em 2015, a vitória ficou com um ciclista alemão, sendo a primeira com Geschke, que já estava na liderança a 25 quilômetros da chegada e resistiu a uma perseguição para vencer com o tempo de 4h12min17.

Quem chegou mais próximo dele foi o norte-americano Andrew Talansky, a 32 segundos do alemão. Já o colombiano Rigoberto Uran terminou na terceira posição, com uma desvantagem de 1min01.

Além da camisa amarela, Froome segue sendo o detentor da branca com bolinhas vermelhas, destinada ao melhor montanhista. O eslovaco Peter Sagan continua com a verde por liderar a disputa por pontos. Já Quintana continua com a camiseta branca, do melhor ciclista jovem.

A Volta da França prossegue nesta quarta-feira com a realização da 18ª etapa da Volta da França em um trecho de 186,5 quilômetros de alta montanha entre Gap e Saint-Jean-de-Mauriense.