Esportes

Gerson vai para Universíada e Magnano chama JP Batista para o Pan

Redação Folha Vitória

São Paulo - A seleção brasileira masculina de basquete sofreu uma alteração em sua formação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. Convocado inicialmente por Rubén Magnano, o pivô Gerson foi excluído da delegação e representará o País na Universíada. Para seu lugar, foi chamado o experiente JP Batista, de 33 anos.

O corte de Gerson foi definido por critério técnico após os primeiros dias de treinamento em São Paulo. Rubén Magnano e sua comissão decidiram liberá-lo para a seleção de Gustavo De Conti, o Gustavinho, que representará o Brasil na Universíada deste ano, em Gwangju, na Coreia do Sul.

Para o lugar do jovem de 24 anos, Magnano optou pela experiência. Chamou JP Batista, que vai para sua segunda edição de Jogos Pan-Americanos, depois de ter disputado e vencido em 2007, no Rio. E o pivô se apresentou nesta quinta-feira em alta, depois de ter ajudado o Limoges a conquistar o Campeonato Francês no último dia 21.

"Depois de ganhar o campeonato francês chego com a sensação de dever cumprido e pronto pra ajudar no que for necessário. Defender a seleção brasileira é sempre motivo de orgulho e sempre foi um sonho de criança. Então, cada oportunidade para mim vale ouro. Oito anos depois da conquista do Pan de 2007, estou de volta e a motivação do grupo tem que ser a de conquistar o título. Temos um elenco com muito talento e capacidade de surpreender os adversários", declarou ao site da Confederação Brasileira de basquete (CBB).

Magnano admitiu que as experiências anteriores com o pivô foram fundamentais para sua convocação. O treinador já o comandou em duas oportunidades, no Mundial da Turquia, em 2010, e na Copa América da Venezuela, em 2013.

"O João Paulo acabou de fazer um excelente campeonato por sua equipe, é um jogador experiente e com alto grau de comprometimento com a seleção brasileira. Ele já conhece nossa filosofia de trabalho e sua presença vai ajudar muito na preparação para os Jogos de Toronto e na luta por uma medalha na competição", comentou o treinador.

Sem seus principais astros, o Brasil enviará uma seleção alternativa para o Canadá. JP Batista disputará a titularidade com Rafael Mineiro, Rafael Hettsheimeir e Augusto Lima. A equipe estreia na competição no próximo dia 21, contra Porto Rico, pelo Grupo A, que conta ainda com Venezuela e Estados Unidos.

Pontos moeda