Após 'furar' quali, Thiago Monteiro vence rival local no Torneio de Gstaad

Esportes

Após 'furar' quali, Thiago Monteiro vence rival local no Torneio de Gstaad

Redação Folha Vitória

Gstaad - Em boa fase no circuito profissional, o tenista brasileiro Thiago Monteiro estreou com vitória na chave principal do Torneio de Gstaad, na Suíça. Nesta segunda-feira, ele derrotou o local Antoine Bellier, 407º do ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/5.

Foi a segunda vitória do brasileiro de 22 anos na competição de nível ATP 250, disputada sobre saibro. O primeiro triunfo aconteceu ainda no qualifying. Por ser "bye" naquela chave, ele "furou" e entrou na chave principal com apenas uma vitória. E não decepcionou na chave principal.

Na segunda rodada, contudo, Monteiro terá um desafio mais complicado pela frente. Ele enfrentará o francês Gilles Simon, ex-Top 10 e segundo cabeça de chave da competição. Monteiro vai tentar repetir o feito exibido no Rio Open, quando surpreendeu o então número nove do mundo, o também francês Jo-Wilfried Tsonga, na rodada de abertura.

Desde então, Monteiro vem exibindo forte evolução no circuito, com bons resultados e crescimento no ranking da ATP. No momento, ele ocupa sua melhor posição, a 110ª, muito perto de entrar no Top 100 pela primeira vez na carreira. Na semana passada, ele também furou o quali em Hamburgo, mas caiu na primeira rodada.

Monteiro não é o único brasileiro no torneio suíço. Thomaz Bellucci, campeão duas vezes em Gstaad, também compete na chave de simples. Após ser "bye" na primeira rodada, Bellucci vai encarar o vencedor do duelo entre o argentino Juan Monaco e o alemão Dustin Brown. Nas duplas, o Brasil será representado por Marcelo Demoliner, em parceria com o neozelandês Marcus Daniell, e André Sá, formando dupla com o experiente paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi.

Ainda nesta segunda, outras três partidas foram finalizadas na chave de simples. O russo Mikhail Youzhny bateu o local Johan Nikles por 6/3 e 6/2, enquanto o checo Jan Mertl superou outro tenista da casa, Yann Marti, por 6/4, 6/7 (5/7) e 6/2. Já o sueco Elias Ymer derrotou o alemão Daniel Brands por 2/6, 7/6 (9/7) e 7/5.