Esportes

Azerbaijão apelará à CAS para retomar vagas olímpicas no levantamento de peso

Redação Folha Vitória

Baku, Azerbaijão - A Federação de Levantamento de Peso do Azerbaijão apelará para a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) depois de perder duas vagas na modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio. A punição foi anunciada no último mês pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) depois que seis atletas do país deram positivo no doping.

Em comunicado, o Azerbaijão informou que utilizará advogados estrangeiros para tentar reverter a decisão. Em caso separado, dois atletas do país foram suspensos até 2023 depois que uma reanálise da amostra que confirmou o uso de esteroides. Um é o campeão mundial Boyanka Kostova e o outro é um veterano competidor, Intigam Zairov.

Há duas semanas, o Comitê Executivo da IWF, federação internacional da modalidade, anunciou que suspenderia por um ano qualquer país que tiver três ou mais casos de doping na reanálise das amostras colhidas nos Jogos de Pequim e Londres.

O levantamento de peso é a única modalidade que colocou, entre os critérios de classificação para a Olimpíada, uma restrição por acúmulo de casos de doping. Desde o início do processo, instituiu como regra a punição que o atletismo impôs à Rússia. Países com mais de nove atletas flagrados durante um ano poderiam ser excluídos do Rio-2016. A Bulgária teve 11 casos de doping no Europeu do ano passado e recebeu essa punição antes do Mundial. A CAS referendou a exclusão.

Azerbaijão, Casaquistão, Moldávia, Coreia do Norte e Rússia perderam duas vagas cada. A Bielo-Rússia se juntou a Romênia e Usbequistão perdendo uma credencial por enquanto. No levantamento de peso, os resultados somados de atletas de um mesmo país geram um ranking de nações que, por sua vez, determina a quantas vagas cada país tem direito em Olimpíadas e Mundiais.

Pontos moeda