Esportes

Froome segue na frente na Volta da França após etapa vencida por australiano

Redação Folha Vitória

Revel, França - O britânico Chris Froome manteve a liderança da Volta da França após a realização da décima etapa nesta terça-feira, disputada entre as cidades de Escaldes-Engordany, em Andorra, e Revel, no Sul do país, com um percurso de 197 quilômetros, que foi vencida pelo australiano Michael Matthews, com um sprint final após uma longa fuga.

Matthews superou o campeão mundial Peter Sagan e Edvald Boasson Hagen para conquistar a sua primeira vitória na principal prova do ciclismo mundial com o tempo de 4h22min38, o mesmo dos cinco primeiros colocados.

A 9min39 deles e junto ao pelotão principal, Froome manteve a liderança na classificação geral da Volta da França, conservando a camiseta amarela com uma vantagem de 16 segundos sobre o compatriota Adam Yates, com o irlandês Dan Martin a 19s.

Logo atrás, em quarto lugar, está o colombiano Nairo Quintana, com uma desvantagem de 23s, depois de chegar junto ao pelotão de Froome, na 32ª colocação, sete posições atrás do britânico. Quem se deu bem foi o italiano Vincenzo Nibali, que foi o 14º no estágio desta terça, a 3min14 de Matthews. Assim, subiu para o 36º lugar, mas ainda a 27min49 de Froome.

Matthews fez parte do grupo de ciclistas que empreendeu a fuga na subida de 24 quilômetros do Passo de Envalira, a maior ascensão da Volta da França, em 2.408 metros. Depois o australiano e mais seis ciclistas, incluindo Daryl Impey e Lucas Durbridge, que são seus companheiros de equipe, lutaram pela vitória em um final frenético.

Sagan tentou tirar a máxima vantagem possível em uma pequena subida de nove quilômetros antes da linha de chegada, mas não conseguiu surpreender os seus rivais com sua aceleração. Impey rebateu o seu movimento, Durbridge tentou outro ataque para desgastar Sagan e o pequeno grupo ficou compacto até o quilômetro final. Finalmente, Impey escoltou Durbridge para que ele assegurasse o triunfo no estágio desta terça-feira da Volta da França.

Após a décima etapa, Sagan assumiu a camiseta verde, dada ao melhor velocista, com 242 pontos, enquanto a BMC Racing passou a ocupar a liderança da disputa por equipes. O francês Thibaut Pinot segue com a camiseta branca de bolinhas vermelhas, dada ao melhor montanhista, enquanto Yates continua com a branca, que fica com o melhor jovem ciclista, de até 25 anos.

A Volta da França prossegue nesta quarta-feira com a realização da 11ª etapa, com um percurso de 162,5km entre Carcassonne e Montpellier.

Pontos moeda