Esportes

Froome sofre queda e ciclista alemão fatura 2ª etapa da Volta da França

Redação Folha Vitória

Liège, Bélgica - Um dos favoritos ao título na Volta da França, o ciclista britânico Chris Froome sofreu uma dura queda neste domingo, durante a segunda etapa da tradicional competição, e quase se complicou na busca pelo tricampeonato. A etapa, encerrada na cidade belga de Liège, foi vencida pelo alemão Marcel Kittel, da equipe Quick-Step Floors.

Froome estava próximo ao pelotão da frente, no trajeto de 203,5 quilômetros entre Düsseldorf, na Alemanha, e Liège, na Bélgica, quando um ciclista da equipe Katusha perdeu o controle de sua bicicleta e caiu diante do pelotão, derrubando diversos rivais no asfalto molhado.

Froome também foi ao chão, sofrendo diversos cortes e rasgos na roupa, quando faltava cerca de 30 quilômetros para o fim do trecho deste domingo. Ele precisou trocar de bicicleta, mas teve o apoio dos companheiros da Team Sky para se reaproximar do pelotão e terminar a prova na 37ª posição.

O bicampeão terminou a etapa duas posições atrás de Geraint Thomas, seu companheiro de equipe e vencedor da primeira etapa, no sábado. Pelo resultado obtido, Thomas manteve a camisa amarela, que identifica o líder geral da competição.

"Com certeza tivemos um dia estressante, por causa da chuva e da queda generalizada. Mas sabemos que Froome está bem. Foi só uma questão de colocá-lo de novo na disputa", disse Thomas, que foi ciclista de suporte ao favorito nos últimos anos.

A vitória deste domingo ficou com Marcel Kittel. Ele faturou sua décima vitória em etapas da Volta da França ao completar o trecho do dia com o tempo de 4h37min06s. Ele foi seguido pelo francês Arnaud Demare, pelo alemão André Greipel, pelo britânico Mark Cavendish e pelo holandês Dylan Groenewegen.

Entre outros favoritos na disputa, o eslovaco Peter Sagan foi o décimo colocado do dia. O colombiano Nairo Quintana terminou no 43º posto, o italiano Fabio Aru foi o 60º, o espanhol Alberto Contador cruzou a linha de chegada em 71º e o francês Romain Bardet completou na 88ª colocação.

A terceira etapa será disputada nesta segunda-feira. E, pela primeira vez nesta edição da Volta, os ciclistas entrarão em solo francês. O trajeto de 212,5 quilômetros terá início na cidade belga de Verviers e terminará em Longwy, já no lado francês da fronteira.

Pontos moeda