FOLHA NA COPA

Esportes

Bélgica e Inglaterra lutam por campanha histórica na Copa

Belgas buscam a melhor colocação do país em Mundiais, enquanto ingleses querem final honroso depois de deixar escapar vaga na decisão

Cesar Sacheto, do R7

Bélgica e Inglaterra duelam pelo terceiro lugar da Copa do Mundo de 2018 neste sábado (14), às 11 horas (horário de Brasília), no estádio de São Petersburgo. Os belgas almejam obter a melhor posição em Mundiais na história do país, enquanto os ingleses buscam um final honroso, depois de deixar escapar uma vaga na decisão, feito que não ocorre desde 1966.

Este será o segundo encontro entre as seleções no Mundial da Rússia. Na fase de grupos, os belgas venceram por 1 a 0, mas ambas as equipes estavam classificadas e entraram em campo com vários reservas.

Na Inglaterra, o técnico Gareth Southgate revelou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, que o grupo viveu dias difíceis emocionalmente e deixou claro que haverá mudanças no time contra a Bélgica. O treinador também demonstrou desejo de dar o troco nos adversários pela derrota na fase de rupos da Copa.

"Não vai ser o mesmo time que começou antes, mas queremos fazer o mínimo de mudanças possíveis. Estamos muito motivados para ter uma grande performance e conquistar uma medalha, algo que só outro time da Inglaterra conquistou na história. A Bélgica nos venceu antes, na fase de grupos. Então também queremos devolver isso", frisou Southgate.

Já o técnico Roberto Martínez, que completou 45 nesta semana e foi homenageado pelos jogadores, deu a entender que fará muitas mudanças na equipe. Alguns titulares poderão ser poupados — apenas o goleiro Courtois e o meio-campista Chadli treinaram com bola. No entanto, o treinador elogiou o desempenho da seleção no torneio e destacou que espera terminar na melhor posição possível.

"Queremos vencer. Quando você termina uma Copa do Mundo, você carrega o sentimento do último jogo. Foi uma experiência incrível na Rússia. A Bélgica foi excelente, em todos os sentidos, de todos os departamentos, jogadores e comissão. A torcida merece esse sentimento de vitória", afirmou Martínez em entrevista coletiva, nesta sexta.

Campanhas históricas

A Bélgica foi derrotada na semifinal pela França por 1 a 0, na terça passada, no mesmo estádio de São Petersburgo. Já a Inglaterra foi eliminada pela Croácia, um dia depois (quarta), no estádio Luzniki, em Moscou, palco da grande final do Mundial.

Os belgas, que eliminaram o Brasil nas quartas de final do torneio, estão pela segunda vez em uma disputa pelo terceiro lugar do Mundial. Em 1986, terminou na quarta posição.

Veja a seleção das surpresas da Copa

Já os ingleses, campeões em 1966, chegaram novamente a uma semifinal em 1990, quando foram eliminados pelos alemães nas cobranças de pênaltis.

Pontos moeda