Esportes

Cachoeiro recebe a quarta etapa do estadual de Jiu-Jitsu

O termo de apoio foi assinado na última quinta-feira (19) pelo prefeito Victor Coelho

No próximo domingo (22), Cachoeiro sedia a quarta etapa do Circuito Capixaba de Jiu-jitsu. Aproximadamente 600 participantes, entre crianças e adultos de todo o Estado, participam da competição que é realizada pelo quarto ano na cidade.

O campeonato acontece no Ginásio Municipal Nello Borelli, no bairro Nova Brasília. A abertura será às 9h e as disputas acontecem durante todo o dia com o encerramento às 18h.

Na tarde da última quinta-feira (19), o prefeito Victor Coelho, juntamente com a secretária de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira e o gestor do evento na cidade, Raphael Cardoso (Cachorro), assinaram o termo de apoio para a etapa.

“Estamos muito felizes em receber e apoiar este evento estadual em Cachoeiro, principalmente porque temos grandes talentos aqui. Esses atletas são revelados em academias e em projetos sociais que contribuem na formação de futuros nomes do esporte. Inclusive, o jiu-jitsu é ofertado pelo programa Nosso Esporte, da Prefeitura de Cachoeiro”, destacou Lílian.

Em Cachoeiro e no Estado, muitos atletas se destacam no jiu-jitsu em campeonatos regionais, nacionais e até internacionais. “Rafael Cachorro” é um atleta cachoeirense que acumula títulos e também é professor na cidade. Ele comemora por conseguir realizar com a Federação Capixaba de Jiu-Jitsu e a Semesp, outra etapa do circuito no município.

“Cachoeiro tem muitos atletas na modalidade. Tenho alunos com muita bagagem de competições e tenho conhecimento de outros competidores bons da cidade. Com certeza, estamos bem representados. O apoio da prefeitura é muito significativo, pois contribui para o esporte e seu crescimento”, comentou o Cachorro.

Aulas de Jiu-jitsu

Umas das modalidades oferecidas pelo programa Nosso Esporte Cachoeiro, o Jiu-jitsu é uma arte marcial de origem japonesa e conquista muitos adeptos. Atualmente, 50 crianças do projeto, com idades entre 7 e 16 anos, praticam as aulas ministradas pelo professor Adriano Veridiano. Os treinos acontecem no ginásio municipal, segundas, quartas e sextas-feiras, às 14h.

Também conhecido como arte suave, o jiu-jitsu utiliza uma série de técnicas e golpes corporais com o objetivo de derrotar ou imobilizar o oponente. Além da defesa pessoal, alguns benefícios como disciplina, bem-estar, melhoria na capacidade cardiovascular e respiratória são outros benefícios promovidos pela prática.

“O Nosso Esporte, da prefeitura de Cachoeiro, revela muitos talentos nas várias modalidades praticadas nos núcleos. Além de oferecer a oportunidade das crianças praticarem uma arte marcial, se sociabilizam e adquirem mais disciplina”, comentou o professor.

Premiações

No domingo, crianças, jovens e adultos participam do circuito divididos por peso e idade nas categorias Juvenil, Adulto Feminino e Masculino e a Máster. No período da manhã, as disputas são voltadas para as crianças e os adultos, na parte da tarde.

Os três primeiros colocados receberão medalhas. As equipes que contabilizarem maior pontuação, até o quinto lugar, ganham troféu. Já na Absoluto, as categorias Masculino, Masculino Master e Feminino, os competidores receberão premiação em dinheiro.

A 4ª Etapa do Circuito Capixaba de Jiu-Jitsu Esportivo é uma realização da Federação Capixaba de Jiu-Jitsu Esportivo (Fcjje), com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semesp).

4ª Etapa do Circuito Capixaba de Jiu-Jitsu Esportivo

Data: Domingo (22)

Local: Ginásio Municipal Nello Borelli (Nova Brasília)

Horário: Das 9h às 18h

Pontos moeda