Esportes

Campeã olímpica em 2010, norueguesa Vibeke Skofterud morre em acidente de jet ski

Redação Folha Vitória

Campeã olímpica em uma prova dos Jogos de Inverno de 2010, em Vancouver, no Canadá, a norueguesa Vibeke Skofterud teve a sua morte oficialmente confirmada por autoridades do seu país nesta segunda-feira. Ela foi vítima de um acidente de jet ski no sul da Noruega, na noite do último sábado.

O investigador da polícia local Torbjorn Trommestad afirmou que a ex-atleta de 38 anos, aposentada das competições de elite desde 2015, se chocou contra uma ilha de Santa Helena, no arquipélago que fica perto do município de Arendal, quando a escuridão se estabeleceu no sábado e houve também uma forte chuva, deixando a visibilidade ainda mais complicada no local.

Medalhista de ouro da disputa da prova de revezamento 4x5 quilômetros do esqui cross-country na Olimpíada de Vancouver, Vibeke teve seu corpo encontrado no domingo pelas equipes de resgate que a procuravam. De acordo com Trommestad, ela estava voltando para um local reservado a jet skis e onde ela passava um período de férias com o seu namorado, Marit Stenshorne, que denunciou o desaparecimento da norueguesa no sábado.

Nesta mesma prova na qual triunfou no Canadá, a norueguesa também se sagrou campeã do mundo em 2005 e 2011, sendo que acumulou 15 pódios em etapas da Copa do Mundo de esqui cross-country ao longo de sua carreira.

Presidente da Federação Norueguesa de Esqui, Erik Roste afirmou nesta segunda-feira, por meio de um comunicado, que a morte de Vibeke é "uma notícia incrivelmente triste", assim como ressaltou que a ex-atleta era uma "incrível esquiadora de fundo e uma grande pessoa".

Técnico da seleção norueguesa da modalidade, Vidar Löfshus foi outro a lamentar o acidente fatal, que ele qualificou como uma "enorme tragédia". "Nossos sentimentos estão com os familiares de Vibeke e as pessoas mais próximas dela", disse.

Pontos moeda