Esportes

Flamengo defende liderança e tenta encerrar tabu contra grandes paulistas

O retrospecto recente de visitas do Flamengo, porém, não é dos melhores contra clubes grandes do Estado de São Paulo, pelo menos desde 2011

Redação Folha Vitória

O Flamengo enfrenta o Santos nesta quarta-feira, em partida na Vila Belmiro, em Santos, às 21h45, em busca de manter a boa fase e a liderança do Campeonato Brasileiro. Após 14 rodadas, a equipe carioca tem 30 pontos na competição, um a mais do que o São Paulo, segundo colocado.

O retrospecto recente de visitas do Flamengo, porém, não é dos melhores contra clubes grandes do Estado de São Paulo, pelo menos desde 2011. Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo não perderam quando foram, somados, mandantes nas últimas 23 partidas disputadas com o time carioca.

Contra algum desses clubes, o último triunfo do Flamengo no Estado de São Paulo foi sobre o Santos, na Vila Belmiro. O confronto foi disputado pelo Brasileirão de 2011, quando um time treinado por Vanderlei Luxemburgo e que ainda tinha Ronaldinho Gaúcho saiu vitorioso por 5 a 4, em duelo que os santistas chegaram a abrir 3 a 0 e Neymar fez um gol que lhe rendeu naquela temporada o Prêmio Puskás, dado pela Fifa.

Em 2017, o Flamengo até eliminou o Santos da Copa do Brasil, nas quartas de final, graças à regra dos gols marcados fora de casa, porque venceu por 2 a 0, na Ilha do Governador, e perdeu por 4 a 2, na Vila Belmiro. Uma semana depois da derrota na partida de volta, agora pelo primeiro turno do Brasileirão do ano passado, nova vitória santista, por 3 a 2, no Pacaembu.

Alheio ao jejum, Diego crê que o Flamengo deve manter o futebol que apresentou no Brasileirão até aqui. "A gente não muda de acordo com o adversário. Temos uma maneira definida de jogar. As equipes criam dificuldades às vezes e fazem com que você mude a sua maneira de atuar, isso é natural. Temos de ter consciência disso", disse o meia revelado pelo Santos.

Destaque na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, no último sábado, no Maracanã, Matheus Sávio disputa com Fernando Uribe vaga de titular contra o Santos, uma vez que Éverton Ribeiro vai voltar de suspensão, mas Marlos Moreno não se recuperou de lesão e será desfalque para o técnico Maurício Barbieri. Willian Arão tem negociação em andamento para deixar o Flamengo, por isso não foi relacionado.

Pontos moeda