Esportes

IAAF define sistema de classificação do atletismo para os Jogos de Tóquio-2020

Redação Folha Vitória

Com exatamente dois anos para o início das competições de atletismo dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo, na sigla em inglês) divulgou nesta terça-feira o sistema de classificação para a Olimpíada no Japão. Ele foi aprovado em uma reunião do Conselho Técnico da entidade na semana passada, em Buenos Aires, na Argentina.

Para as provas de marcha atlética, 10 mil metros, maratona, eventos combinados (decatlo e heptatlo) e revezamentos, o período de classificação irá de 1.º de janeiro de 2019 até 29 de junho de 2020. Para o restante das provas, o prazo começará em 1.º de julho de 2019 e terminará também em 29 de junho de 2020.

Os atletas poderão se classificar de duas maneiras. A primeira é por sua posição no ranking mundial ao término do período de classificação. A segunda é conseguindo o índice mínimo estipulado pela IAAF - eles serão anunciados pela entidade no final deste ano.

O atletismo nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 será disputado por 1.900 participantes, com um máximo de três competidores por país e prova. A Olimpíada começará no dia 24 de julho e o programa do atletismo, tradicionalmente realizado na segunda semana do evento, terá início no dia 31 e acabará em 9 de agosto.

Pontos moeda