FOLHA NA COPA

Esportes

Neymar pode virar coadjuvante de Mbappé no PSG com França campeã

Atacante, de apenas 19 anos, tem contra croatas chance de conquistar Mundial no domingo; enquanto brasileiro volta com imagem desgastada

Neymar é derrubado (ou cai) na área e o árbitro apita pênalti para o Paris Saint-Germain. O atacante brasileiro chega para a cobrança e não mais que de repente Mbappé toma a bola dele. A situação por enquanto hipotética pode ser realidade logo depois da Copa do Mundo.

Mbappé não precisa nem do título da França na Rússia 2018 para voltar com mais moral que Neymar ao clube. O jogador de apenas 19 anos já é um dos craques do torneio e ainda pode conquistar mais. Franceses e croatas fazem a final da Copa do Mundo no domingo (15), a partir das 12 horas (de Brasília), no Estádio Luzhniki, em Moscou.

Do outro lado, Neymar caiu nas quartas de final, na derrota do Brasil para a Bélgica. Pior do que isso, o jogador brasileiro ficou marcado entre a maioria dos torcedores como um jogador que exagera na dor ou até simula faltas. A relação com a imprensa também não foi nada pacífica e o jogador deixou a Rússia 2018 tendo dado apenas uma entrevista, obrigatória pelo patrocinador, em razão do melhor jogador da vitória sobre o México.

Já o francês, o primeiro desde Pelé na Suécia 1958 a marcar dois gols na fase eliminatória do torneio, deve ser o eleito com sobras o Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo. O prêmio é distribuído aos atletas que nasceram a partir de janeiro de 1997. Além dos dois gols contra a Argentina nas oitavas de final, Mbappé havia marcado também na última rodada do Grupo C, contra o Peru.

Apesar da pouca idade, o camisa 10 da França teve maturidade para não entrar em polêmica na entrevista de pós-jogo da classificação contra a Inglaterra. Bem orientado, como em muitas vezes não acontece com Neymar, ele fugiu da polêmica com elegância.

“O prêmio de Melhor do Mundo é uma das coisas que menos me importa”, disse o jogador aos jornalistas franceses, na saída do Luzhniki.

A situação imaginada seria similar a que aconteceu com Neymar e o uruguaio Cavani, em setembro do ano passado. Cavani havia sofrido o pênalti contra o Lyon, mas Neymar, recém-chegado ao clube com o status de jogador mais caro da história por 222 milhões de euros (cerca de R$ 822 milhões, pegou a bola para bater.

Mbappé deixou o Mônaco e foi para o PSG por valores não revelados, mas que girariam em torno 180 milhões de euros (cerca de R$ 674 milhões), em agosto do ano passado, inicialmente por empréstimo. Apesar da opção de compra, o jogador também é especulado no Real Madrid após a Copa do Mundo. Ele chegaria para suprir a ausência de Cristiano Ronaldo, que foi para a Juventus.

Com informações Portal R7

Pontos moeda