• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Velejador de Anchieta toma gosto pelo esporte após convite inesperado para competição

Esportes

Velejador de Anchieta toma gosto pelo esporte após convite inesperado para competição

"Quando comprei esse veleiro eu não pensava em competir nem correr regatas, só pescar e passear com minha família”, contou André Luis Fernandes.

Aline Couto

Redação Folha da Cidade

A convite de um amigo, o funcionário público de Anchieta, André Luiz Fernandes, 42, participou no último final de semana do Campeonato Sudeste Brasileiro da Classe Dingue de Iatismo em Vitória. André e o filho, Guilherme Antonyo Mikuanski da Silva, 15 anos, fizeram uma dupla na primeira participação de ambos em competições. Para André, a experiência foi um grande aprendizado e oportunidade. “Eu tenho o veleiro há 30 anos e sempre foi usado para passeio e pesca com a família, nunca havia pensado em competir”, disse.

No Campeonato, os velejadores anchietenses eram os únicos representantes da região Sul do Espírito Santo e ficaram com o 3º lugar na categoria estreante e 13º no geral. “Nossos equipamentos eram bem inferiores aos outros competidores, eram todos de alto nível. Mas como tenho perfil de atleta, fui bem acolhido e foi inspirador”, contou André.

Foi a primeira participação da família em campeonatos. 

Ele ainda acrescentou que após a participação na regata, o gosto pelo iatismo aguçou ainda mais e a ideia de competições já não é distante. “Agora pretendo treinar e investir, aprimorar e adaptar o meu veleiro para deixar pronto para competir. Quero ficar de igual para igual nos próximos campeonatos”, descreveu.

Além do foco agora ser as competições, o dono do único veleiro de Anchieta pretende montar um projeto junto à prefeitura do município para divulgar o espírito náutico na vida de jovens da cidade. “Estamos estudando como faremos para atrair mais pessoas para esse tipo de esporte. Podem ser aulas, demonstrações na praia, enfim, ainda estamos analisando”, concluiu.