CORONAVÍRUS

Esportes

Campeonato Capixaba pode ser retomado em setembro; presença de torcedores ainda não foi definida

A informação é do governador do Estado, Renato Casagrande, que frisou, no entanto, que ainda não há uma definição sobre a data do retorno

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: João Brito/Desportiva
Desportiva e Rio Branco será um dos confrontos pelas quartas de final do Capixabão 2020

O Campeonato Capixaba de futebol poderá ser retomado em setembro. Essa é a previsão dada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, durante uma entrevista coletiva no início da noite desta sexta-feira (10). 

Casagrande, no entanto, ressaltou que essa previsão ainda não é definitiva e que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem se reunido frequentemente com a Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES) para tratar do assunto. O governador disse ainda que não está definido se esse retorno ocorrerá com ou sem a presença de torcedores nos estádios.

"Estamos apontando para que em setembro a gente possa retomar a atividade do Campeonato Capixaba, dos campeonatos aqui no Estado do Espírito Santo. Tenho essa perspectiva. Agora, se vai ser com torcida ou sem torcida, o tempo que vai permitir que a gente faça essa avaliação. Mas tem um apontamento, sem definição final, que haja uma retomada em setembro", afirmou.

Outros estados já definiram o retorno dos campeonatos locais. Em São Paulo, por exemplo, o estadual está previsto para recomeçar no dia 22 deste mês. Já em Minas Gerais, o torneio voltará a ser disputado no dia 26. 

No Rio de Janeiro, o estadual já foi retomado. O Fluminense foi o campeão da Taça Rio (o segundo turno do Campeonato Carioca) e disputará a decisão contra o Flamengo. Os jogos serão no próximo domingo (12) e na quarta-feira (15).

Sobre o fato de o Capixabão recomeçar mais de um mês depois que alguns dos principais estaduais do país, Casagrande afirma que o melhor é ter cautela neste momento. "É preciso que a gente dê os passos seguros. Alguns estados deram passos à frente e tiveram que voltar atrás. O pior cenário que pode acontecer é nós darmos passos muito largos e termos que voltar atrás. É melhor a gente ir, cautelosamente, tomando as decisões que são possíveis, dentro de uma avaliação", destacou.

O Campeonato Capixaba está paralisado desde março, quando o governo do Estado iniciou as medidas de combate à pandemia do novo coronavírus. As últimas partidas foram disputadas no dia 14 daquele mês, válidas pela última rodada da primeira fase. 

O torneio será retomado nas quartas de final. Os confrontos definidos para essa fase são: Vitória x Estrela do Norte, Desportiva x Rio Branco, Rio Branco (VN) x São Mateus e Real Noroeste x Serra.

>> Paralisado há 3 meses, Campeonato Capixaba continua sem previsão de retorno. Veja o que dizem os clubes!

Série D

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na quinta-feira (9), as datas de retorno dos campeonatos brasileiros das séries A, B, C e D. A Série D, que conta com a participação dos capixabas Vitória e Real Noroeste, será retomada no dia 6 de setembro, mesmo mês em que o Capixabão poderá retornar.

O Real Noroeste disputará a fase preliminar da competição, onde vai encarar o Aquidauanense, do Mato Grosso do Sul. Quem vencer garante vaga no grupo 5 da Série D, onde está o Vitória. Completam o grupo o Águia Negra (MS), CRAC (GO), Goianésia (GO), Goiânia (GO), Operário (MT) e União Rondonópolis (MT).

Pontos moeda