Esportes

Vitória vence Rio Branco nos pênaltis e conquista a Copa ES 2022

Estreando no futebol capixaba, o VAR atuou de maneira deciva ao anular e marcar um pênalti para o Brancão. Alvianil representará o Estado na Copa do Brasil de 2023

Foto: Henrique Montovanelli/FES

O Vitória é o grande campeão da Copa Espírito Santo 2022! No histórico e emocionante clássico ViRio no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, neste sábado (30), o Alvianil derrotou o Capa-Preta na decisão por pênaltis por 4 a 2 após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.

Não deu nem tempo das equipes aquecerem na partida e o Alvianil já mostrou todo seu poder de fogo. Com menos de um minuto de jogo, Matheus Costa recebeu belo passe e bateu forte para abrir o placar na decisão. 

Mesmo em desvantagem, o Capa-Preta não se intimidou e foi em busca do empate. Aos 26 minutos, o Capa-Preta balançou as redes com Matheus Surcin, mas o árbitro de vídeo fez sua primeira intervenção no futebol capixaba e anulou o ataque por impedimento.

Leia também: FOTOS | Vitória x Rio Branco decidem a Copa Espírito Santo 2022

Na etapa final o Brancão foi para o abafa e Jonathan Guerreiro de cabeça acertou a trave de Camilatto após cobrança de escanteio. Porém, o Capa-Preta seguia com dificuldade de ameaçar o gol Alvianil.

Quando o título parecia certo para o Alvianil, o árbitro Arthur Gomes Rabelo marcou pênalti para o Rio Branco com o auxílio do VAR aos 43 minutos. O meia Rafinha cobrou com precisão e deixou tudo igual, levando a decisão do título para os pênaltis.

Os pênaltis

Nas penalidades, o Vitória começou na frente com as cobranças de Rodriguinho, João Paulo e Zé Gatinha, enquanto o Rio Branco perdeu com Rafinha e converteu com Igor Caldeira e Henrique. 

Na sequência, Diogo defendeu a cobrança de Gabriel Fernandes. Quando o Capa-Preta, poderia deixar tudo igual, Maurício cobrou fraco e Allan Camillato pegou. Por fim, coube a Dodô converter o pênalti decisivo, que deu o título ao Alvianil.

Vitória garante vaga na Copa do Brasil 2023

Com o título da Copa Espírito Santo 2022, o Vitória garantiu a premiação de R$ 50 mil e vaga na Copa do Brasil de 2023 e será o segundo representante capixaba na competição, junto com o campeão capixaba Real Noroeste. Já o Capa-Preta, com o vice-campeonato, garantiu R$ 20 mil de premiação e vai representar o Estado na Copa Verde de 2023, assim como o Alvianil.

LEIA TAMBÉM: Não deixe pra última hora! Faltam 15 dias para o fim das inscrições do Jogos Estudantis 2022

Pontos moeda