Esportes

Itamaraty lança guia para brasileiros que vão acompanhar as Olimpíadas

O guia fornece informações práticas para brasileiros que vão aos Jogos de Paris e orientação para assistência consular nas localidades onde ocorrerão competições

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Alexandre Loureiro/COB

Vai torcer de perto pelos brasileiros na Olimpíada de Paris? O Itamaraty lançou o Guia Consular dos Torcedores Brasileiros para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, a serem realizados na França, entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, no caso dos Jogos Olímpicos, e 28 de agosto a 8 de setembro, para os Jogos Paralímpicos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O guia fornece informações práticas para brasileiras e brasileiros que vão aos Jogos e orientação para assistência consular em Paris, em Marselha, no Taiti e em outras localidades onde ocorrerão competições.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O GUIA

Durante os Jogos, o Consulado-Geral em Paris contará com equipe dedicada ao atendimento dos torcedores. Pela primeira vez, o Itamaraty instalará posto consular avançado dentro do complexo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Castelo de Saint-Ouen, para atender nossos atletas e técnicos.

A publicação traz informações sobre segurança, serviços médicos e de transporte, hospedagem, entre outros.

VEJA TAMBÉM: Seleção de vôlei feminino já está em Paris e esbanja confiança

Embora não seja necessário o visto para entrada de brasileiros em viagens turísticas inferiores a três meses para a França, os viajantes devem cumprir algumas normas. Entre elas estão a contratação de seguro-saúde; comprovante de hospedagem, comprovação de meios financeiros que podem variar de 65 euros por dia para quem possuir comprovante de hospedagem e 120 euros diários para quem não possuir a comprovação.

O guia recomenda ainda atenção redobrada para evitar furtos e roubos em áreas de grande fluxo de pessoas e traz telefones úteis para esses casos, como o da polícia e de emergências hospitalares. A publicação também disponibiliza os contatos para os consulados brasileiros em alguns dos locais onde ocorrerão as disputas.