Esportes

OPINIÃO | Quem se deu bem e quem levou a pior na Copa do Brasil

A CBF sorteou os confrontos e a ordem dos mandos de campo das oitavas de final da Copa do Brasil. Veja quem são os favoritos de cada duelo

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: Staff Images/CBF

A CBF sorteou nesta quinta-feira os confrontos e a ordem dos mandos de campo das oitavas de final da Copa do Brasil. Desta vez, não houve divisão de potes, garantindo confrontos "cascudos" no mata-mata da competição.

As datas base para as partidas de ida e de volta são 31 de julho e 7 de agosto, respectivamente. Os clubes que avançarem para as quartas de final garantem R$ 4,5 milhões e os que ficarem pelo caminho, R$ 3,4 milhões.

O melhor confronto

De cara, o sorteio colocou Flamengo e Palmeiras frente a frente. É, sem dúvidas, o confronto mais esperado das oitavas de final. Os dois clubes são as duas maiores potências do futebol brasileiro atual, disputando sempre os títulos das principais competições.

Na história da Copa do Brasil, será a terceira vez que o encontro acontece. O Flamengo venceu em 1997, na semifinal, e o Palmeiras deu o troco em 1999, nas quartas de final.

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Favorito: Flamengo. É favorito, mas por pouca margem. Isso porque o técnico Tite tem mais peças disponíveis do que o o palmeirense Abel Ferreira, que está "remontando" o seu time após a saída de Endrick e as recentes chegadas de Felipe Anderson e Maurício.

VEJA TAMBÉM: Capixaba Savinho é anunciado como reforço do Manchester City

Disputa no Z-4 e na Copa do Brasil

Um confronto bastante curioso é Corinthians x Grêmio. Os dois gigantes vivem péssima situação no Brasileirão, com ambos na zona de rebaixamento. Mas têm a Copa do Brasil como válvula de escape. Uma coisa é certa: quem for eliminado pode afundar de vez em crise.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O técnico Ramón Díaz é o fator novo do Corinthians, que ganha fôlego com a chegada do treinador

Favorito: Corinthians. O Timão tem um fator novo que é a chegada do técnico Ramón Díaz. Na sua estreia, o time venceu o Criciúma. Essas mudanças costumam gerar um efeito imediato, mas nem sempre duradouro. Do outro lado, existe uma "contagem regressiva" pela demissão de Renato Gaúcho.

Outros confrontos

Atlético-GO x Vasco

Favorito: Vasco. O time vive fase crescente, com quatro vitórias seguidas no Brasileirão e uma lua de mel com a torcida. E ainda terá as entradas de Philippe Coutinho e Souza na equipe titular. Pra completar, decide em casa! Favorito com boa vantagem.

Athletico-PR x Red Bull Bragantino

Favorito: Red Bull Bragantino. Dois times bem equilibrados, sem muita distância de um para o outro. Aqui eu dou um leve favoritismo ao Red Bull Bragantino pelo fato de decidir o confronto em casa. Mas tem cara de pênaltis...

São Paulo x Goiás

Favorito: São Paulo. Num primeiro momento, o São Paulo se deu bem no sorteio. Mesmo decidindo fora de casa, vai enfrentar uma equipe da Série B, enquanto o tricolor paulista briga no G-4 do Brasileirão. 

CRB x Atlético-MG

Favorito: Atlético-MG. Assim como o São Paulo, o Atlético-MG pega uma equipe da Série B. E mesmo que o desempenho do Galo não esteja à altura do que se esperava até aqui, o time é muito mais forte e do que a equipe alagoana. Não avançar seria um vexame histórico.

Botafogo x Bahia

Favorito: Botafogo. Outro grande confronto nas oitavas de final. Duas equipes aguerridas, que cumprem seus esquemas táticos à risca. Acho que serão dois ótimos jogos e o Fogão leva vantagem pelo grande momento que vive na temporada.

Juventude x Fluminense

Favorito: Juventude. Fosse no início do ano, 10 de 10 especialistas dariam o favoritismo ao Fluminense. Porém, a temporada tricolor é simplesmente horrorosa. E se tiver de escolher uma competição, certamente a escolha será (tentar) evitar o quase certo rebaixamento no Brasileirão.

VEJA TAMBÉM: Folha Vitória lança página especial sobre as Olimpíadas de Paris