Esportes

Brasil fatura ouro no tae kwon do nos Jogos da Juventude

Redação Folha Vitória

Nanquim, China - O Brasil faturou nesta terça-feira a sua segunda medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, realizados em Nanquim, na China. A conquista veio na disputa da categoria até 63kg do tae kwon do, com Edival Marques, de 16 anos, que na final derrotou o mexicano Jose Ruben Nava Rodriguez por 7 a 6.

A conquista é a segunda de relevância mundial de Edival Marques em 2014. Afinal, em março, o brasileiro se sagrou campeã mundial juvenil. "Quem é rei nunca perde a majestade e o Edival demonstrou isso. Depois de ser campeão sul-americano e mundial, ele é agora campeão olímpico. Não lhe falta conquistar nada na categoria juvenil. Está sendo uma grande emoção fazer parte desta nova página de história do tae kwon do brasileiro", declarou Carlos Fernandes, presidente da Confederação Brasileira de Tae Kwon Do.

A vitória na disputa pela medalha de ouro foi definida apenas nos instantes finais da luta, tanto que o brasileiro precisou esperar o resultado do desafio do mexicano em relação ao último ponto dado a Edival Marques para comemorar a conquista.

Antes da final, o brasileiro derrotou o austríaco Eduard Frankford, por 16 a 4, pelas quartas de final. Depois, nas semifinais, superou o holandês Nabil Ennadiri pelo placar de 12 a 4.

Com a conquista de Edival Marques, o Brasil passa a somar três medalhas nos Jogos da Juventude. A judoca Layana Colman faturou o ouro na categoria até 52kg e a equipe de natação do revezamento 4x100 metros misto levou a prata.

Pontos moeda