Esportes

Australiana e brasileira naturalizada espanhola brilham no início do Finkel

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Troféu José Finkel de Natação começou nesta segunda-feira, no clube Pinheiros, em São Paulo, e teve como destaques pela manhã a australiana Leah Neale, do Minas Tênis, que fez o melhor tempo dos 200m livre feminino, e Duane da Rocha Marcé, brasileira naturalizada espanhola que compete pelo Pinheiros, que foi a mais rápida nos 100m costas. As finais das duas provas acontecem a partir das 18h30.

Favorita nos 100m costas, a nadadora do Sesi Etiene Medeiros foi poupada e participará somente na prova de 50 metros. "Ela veio de uma sequencia muito desgastante, atuando no Pan e depois no Mundial de Kazan. Por estratégia para o clube inclusive, resolvemos deixá-la somente nos 50m costas, 50m livre, 50m borboleta e 50m peito, além do revezamento 4x50m livre", informou o treinador Fernando Vanzella.

Leonardo de Deus, do Corinthians, garantiu vaga na final dos 100m costas nesta segunda com o oitavo tempo e também falou sobre o cansaço dos nadadores. Segundo ele, o objetivo principal é evitar lesões na competição, disputada após o Pan e o Mundial.

"Todos nós vamos tirar umas férias após o Finkel. Eu vou pegar somente 10 dias, o que já vai ser muito bom. Tem muito tempo pra isto depois. Não tem ninguém garantido nas Olimpíadas. Os Jogos Olímpicos se aproximam e vou ter bastante tempo pra descansar depois", comentou.

Somente dois nadadores da seleção brasileira júnior que viaja na madrugada de 4ª feira para disputar o Mundial da categoria, em Cingapura, competem no Finkel, já que suas provas são nestes dois primeiros dias. Ambos são do Minas Tênis e classificaram-se para a final deste noite: Maria Paula Heitmann fez o 3º tempo dos 200m livre (2m01s99) e Nathan Bighetti, o 7º dos 100m costas (56s40).

Pontos moeda