Esportes

Leonardo de Deus piora tempo e fica fora da final dos 200m costas

Redação Folha Vitória

Kazan - Depois de falhar na tentativa de chegar à final dos 200m borboleta, prova na qual era favorito ao ouro, Leonardo de Deus também não conseguiu avançar à decisão dos 200m costas. O brasileiro participou da semifinal da prova nesta quinta-feira, mas acabou eliminado com o 13.º tempo: 1min57s96.

Leo de Deus sobra nacionalmente nesta prova, mas sabia que precisaria bater seu recorde pessoal e nadar na casa de 1min56s para chegar à final. Ele, entretanto, sequer conseguiu melhorar a marca das eliminatórias: 1min57s73.

O nadador fez seu polimento (preparação física específica) visando o Mundial, não os Jogos Pan-Americanos, como outros atletas da seleção brasileira. Por isso, esperava-se dele um desempenho, em Kazan, melhor do que o de Toronto. As maiores esperanças, entretanto, estavam nos 200m borboleta. Campeão do Pan com 1min55s01, o corintiano parou na semifinal do Mundial, com 1min56s02.

O Brasil por enquanto tem três medalhas nas provas de natação do Mundial de Kazan, todas de prata. Duas delas foram conquistadas em provas não-olímpicas, com Etiene e Nicholas Santos (50m borboleta).

Até aqui, o Brasil só fez quatro finais nas distâncias olímpicas. Thiago Pereira foi prata nos 200m medley, prova em que Henrique Rodrigues foi sétimo. Marcelo Chierighini ficou em quinto nos 100m livre, enquanto o revezamento 4x100m livre masculino terminou em quarto.

Pontos moeda