• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Nova Zelândia domina mais uma rodada de testes da elite da vela no Rio

Esportes

Nova Zelândia domina mais uma rodada de testes da elite da vela no Rio

Rio - Boa parte dos melhores velejadores do mundo já está no Rio para o segundo evento-teste da vela, que vai acontecer entre os dias 15 e 22 de agosto. A modalidade é a que mais precisa se acostumar à cidade-sede da próxima edição dos Jogos Olímpicas, uma vez que as condições climáticas são determinantes na competição.

Enquanto Regata Internacional de Vela não tem início, os estrangeiros aproveitaram para participar da Semana Internacional de Vela do Rio, que teve início em 24 de julho e durou até esta quarta-feira, com claro domínio dos barcos da Nova Zelândia.

Na 470 Feminina, os dez melhores barcos da competição são exatamente os dez primeiros colocados do ranking mundial. A vitória ficou com as líderes do ranking Jo Aleh/Polly Powrie, da Nova Zelândia, seguidas de França e Polônia. Já convocadas para a Olimpíada, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ficaram apenas no nono lugar.

Na competição masculina de 470, também toda a elite da modalidade participou da Semana Internacional. A vitória ficou com Luke Patience/Elliot Willis, da Grã-Bratanha, vice-líderes do ranking, que superaram os favoritos Matthew Belcher/Will Ryan, da Austrália. A Nova Zelândia garantiu o bronze.

O Brasil teve Geison Mendes/Gustavo Thiesen num bom sexto lugar. Eles são 22.º colocados do ranking mundial e disputam a vaga olímpica com Henrique Haddad/Bruno Bethlem, que ficaram em 16.º.

Na 49er, o ouro foi para Peter Burling/Blair Tuke, da Nova Zelândia, com prata para a Polônia e bronze para a Grã-Bretanha. O melhor barco brasileiro foi de Marco Grael/Gabriel Borges, em 12.º, enquanto Dante Biachi/Thomas Low Beer ficou em 18.º lugar.

Na Laser, o australiano Tom Burton, líder do ranking, venceu uma competição esvaziada, sem Robert Scheidt. Jorge Zarif ganhou o bronze na Finn, enquanto na 49er FX Martine Grael/Kahena Kunze não participaram de todas as regatas e ficaram em último. As quatro primeiras do ranking estiveram no Rio.