Esportes

Austrália bate França na abertura do basquete masculino do Rio-2016

Redação Folha Vitória

Rio -

Na abertura do torneio olímpico de basquete dos Jogos do Rio, neste sábado, a Austrália comandou a partida, surpreendeu e bateu a França por 87 a 66 na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico. O cestinha da partida, Patty Mills, jogador do San Antonio Spurs, da NBA, fez 21 pontos no jogo que abriu a rodada tripla no ginásio pelo Grupo A da competição.

Desde o começo da partida a Austrália mostrou mais força e regularidade que os franceses. A equipe da Oceania fechou o primeiro tempo com a vitória por 36 a 33, mas foi no terceiro quarto que o resultado se consolidou. O time de Mills e de Matthew Dellavedova, campeão da NBA pelo Cleveland Cavaliers, abriu dez pontos na frente dos adversários e apenas a administrou a vantagem na parte final.

O resultado chega a ser uma surpresa, pois a França vem de duas finais seguidas em campeonatos europeus, fora o terceiro lugar no último Mundial, em 2014. O astro do elenco, Paul Parker, do San Antonio Spurs, foi um dos poucos a se destacar, ao ser o cestinho do time com 18 pontos na estreia.

O ginásio receberá neste sábado outras duas partidas pelo mesmo grupo. Às 19h, os Estados Unidos fazem a aguardada estreia contra a China. Mais tarde, às 22h, será a vez dos outros dois times da chave, Venezuela e Sérvia, encerrarem o primeiro dia do basquete masculino. No domingo, o Brasil estreia à tarde contra a Lituânia, também na Arena Carioca 1.

Pontos moeda