Esportes

Austrália vence clássico e é primeira campeã olímpica de rúgbi sevens

Redação Folha Vitória

Rio -

Continente onde o rúgbi é mais popular, a Oceania viu seus dois maiores países fazerem, nesta segunda-feira, a primeira final olímpica da história do rúgbi sevens. E quem levou a melhor foi a Austrália, que recebeu a medalha de ouro no feminino depois de uma vitória por 24 a 17 sobre a rival Nova Zelândia no Estádio de Deodoro, no Rio de Janeiro.

A decisão começou com a Nova Zelândia fazendo o primeiro try, com McAlister. Tonegato e Pelite, no fim do primeiro tempo, viraram o jogo para a Austrália, com 10 a 5. Na volta do intervalo, as australianas atropelaram. Com mais dois trys e duas conversões, abriram 24 a 5 e garantiram o título.

O rúgbi chegou a ser esporte olímpico em quatro oportunidades no começo do século passado, mas foi excluído a partir de 1928. À época, entretanto, a competição era disputada no formato union, com 15 jogadoras em cada time. Pelo desgaste das partidas, não haveria como caber um campeonato assim na Olimpíada. Por isso, optou-se pelo sevens, que tem jogos de apenas 20 minutos.

O bronze no feminino ficou com o Canadá, que venceu a Grã-Bretanha por 33 a 10. As duas equipes estavam no mesmo grupo de Brasil e Japão na primeira fase. Brasileiras e japonesas jogaram mais cedo, pelo nono lugar, com vitória das donas da casa por 33 a 5.

Pontos moeda