Esportes

Chierighini avança nos 100m livre; Nicolas Nilo e Joanna caem nas eliminatórias

Redação Folha Vitória

Rio -

O nadador Marcelo Chierighini não fez uma grande prova, mas mesmo assim se classificou para as semifinais dos 100 metros livre dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Com o quinto tempo em sua bateria e o 13º no geral, ele segue vivo na busca pela primeira medalha da natação brasileira na Olimpíada. Nicolas Nilo, por sua vez, foi eliminado nesta mesma prova. Nos 200 metros borboleta, Joanna Maranhão também não conseguiu classificação às semifinais.

Chierighini nadou a sexta bateria na tarde desta terça-feira e marcou apenas o quinto tempo (48s53). Ele foi 0s63 mais lento do que o melhor da tarde, o australiano Kyle Chalmers (47s90). Mesmo assim, a marca do brasileiro foi suficiente para colocá-lo nas semifinais.

Outro brasileiro que disputou a eliminatória da mesma prova, Nicolas Nilo acabou eliminado. Ele participou da sétima bateria e completou os 100 metros em 49s05. Na saída da piscina, ele declarou que não daria entrevistas porque iria disputar a eliminatória do revezamento 4x200 metros livre.

Marcelo Chierighini, que não estava escalado para a disputa, também não falou na zona mista. Ele se desculpou e alegou estar com dor de cabeça. Na única declaração que deu, à TV Globo, falou sobre cansaço. "Estou me sentindo um pouco preso, cansado. Nadar de manhã é difícil. Mas passei. É focar nos detalhes. Sei que posso andar mais rápido. Tenho certeza de que vai ser melhor depois."

No feminino, Joanna Maranhão foi a única representante do País na eliminatória dos 200 metros borboleta. A nadadora não teve um bom desempenho e marcou apenas 2min10s69, o 24º tempo entre 27 competidoras que participaram da prova no Estádio Aquático Olímpico. O melhor tempo geral foi da espanhola Mireia Garcia Belmonte, que fez 2min06s64.

Pontos moeda