Esportes

Chinesa conquista ouro no levantamento de peso com recorde olímpico e mundial

Redação Folha Vitória

Rio -

A chinesa Wei Deng conquistou nesta terça-feira a medalha de ouro no levantamento de peso, categoria até 63kg, com direito a recorde mundial e olímpico. Tricampeã do mundo na modalidade, ela levantou no total 262kg (115kg arranco e 147kg arremesso).

Deng, de 23 anos, é estreante em Olimpíada, mas já havia sido campeã mundial na categoria até 58kg em 2010 e na categoria até 63kg em 2014 e 2015. Ela também igualou o feito da ucraniana Natália Skakun e se tornou a segunda atleta a faturar o Mundial e a Olimpíada na mesma temporada.

"Por ser minha primeira Olimpíada, estava um pouco nervosa", comentou a chinesa. "Mas defini como meta quebrar o recorde mundial no Rio, então consegui alcançar minhas expectativas", emendou a atleta que superou em 1kg o recorde da taiwanesa Lin Tzu-chi.

A prata ficou com a norte-coreana Choe Huo Siim ao levantar 248kg (104kg arranco e 144kg arremesso). Karina Goricheva, do Casaquistão, terminou com o bronze com 243kg (111kg arranco e 132kg arremesso). Não havia brasileiras na disputa.

MASCULINO - A China também subiu no degrau mais alto do pódio na disputa entre os homens e manteve a hegemonia na categoria até 69kg. Foi a quarta medalha de ouro consecutiva do país em Olimpíadas.

O responsável pela conquista desta vez foi Shi Zhijong, que levantou 352kg, um a mais do que o turco Daniyar Ismayilov, atual campeão europeu. O bronze ficou com o atleta do Quirguistão, Izzat Artykov, que entrou para a história ao se tornar o primeiro medalhista de seu país. Não havia brasileiros na disputa.

Pontos moeda