Esportes

Gasol leva toco no último segundo e Espanha é surpreendida pela Croácia no Rio

Redação Folha Vitória

Rio -

A Croácia surpreendeu a ampla favorita Espanha na estreia das duas seleções no torneio masculino de basquete da Olimpíada do Rio. Em um jogo emocionante e decidido com uma linda jogada defensiva de Saric no último segundo, dando lindo toco no veterano Pau Gasol, os croatas fizeram 72 a 70 neste domingo, na Arena Carioca 1, e largaram em vantagem no Grupo B, o mesmo do Brasil.

Antes do início da Olimpíada, os prognósticos colocavam a Espanha como grande favorita à primeira colocação da chave, mas agora os vice-campeões em Pequim-2008 e Londres-2012 terão que correr atrás, assim como o Brasil, que também caiu neste domingo para a Lituânia por 82 a 76. Mais tarde, Argentina e Nigéria se enfrentam no jogo que fecha a primeira rodada do grupo.

Quem assistiu à exibição da Espanha no primeiro quarto deste domingo imaginou que a equipe não teria dificuldades para exercer seu favoritismo. Comandados por um Pau Gasol inspirado - foi o cestinha com 26 pontos -, os espanhóis atropelaram nos primeiros minutos, e o jogo foi para o intervalo com a sensação de que a Croácia devia celebrar a desvantagem de somente seis pontos.

Só que na segunda etapa, os croatas voltaram diferentes e o jogo seguiu equilibrado até os segundos finais. Um arremesso de três pontos de Nikola Mirotic deixou a Espanha somente um ponto atrás. Dario Saric sofreu falta e acertou só um dos lances livres a 12 segundos para o fim. Só que o ala/pivô se redimiria na sequência. Com o cronômetro estourando, os espanhóis procuraram Gasol, e aí Saric apareceu na cobertura para dar um lindo toco e garantir o triunfo.

Com este resultado, o grupo embolou e o confronto entre Brasil e Espanha, marcado para esta terça-feira, ganhou ainda mais importância, porque pode complicar a vida de uma das seleções. Bem mais tranquila, a Croácia terá pela frente a Argentina também na terça.

FEMININO - Entre as mulheres, destaque para a Austrália e a França, que conseguiram a segunda vitória e lideram o Grupo A, o mesmo do Brasil. Ambas precisaram suar bastante, mas bateram a Turquia e a Bielo-Rússia, respectivamente. As australianas fizeram 61 a 56, enquanto as francesas dispararam 73 a 72.

Em outro jogo encerrado neste domingo, a Espanha estreou diante da Sérvia e venceu por 65 a 59, saindo na frente no Grupo B, ao lado dos Estados Unidos, que também triunfaram na estreia contra Senegal, e do Canadá, que passou pela China.

Pontos moeda