Esportes

Larissa e Talita lutam por vaga na final contra alemãs com promessa de grande duelo

As brasileiras já se garantiram na brigar por medalha na Rio 2016 após avançarem em primeiro lugar no grupo A e passarem pelas oitavas e quartas de final

Pela primeira vez no torneio, Larissa e Talita enfrentarão um retrospecto desfavorável no confronto histórico Foto: Inovafoto/CBV

A capixaba Larissa e sua parceria Talita continuam a busca pelo ouro olímpico nesta terça-feira (16), às 16 horas, quando enfrentam as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst na semifinal dos Jogos do Rio de Janeiro, na Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana. 

As brasileiras já se garantiram na briga por medalha na Rio 2016, após avançarem em primeiro lugar no grupo A e passarem pelas oitavas e quartas de final. As rivais têm campanha muito semelhante e ainda não perderam nenhum set na competição, com as mesmas cinco vitórias. Laura e Kira conseguiram a classificação pelo ranking olímpico, onde ficaram em quarto lugar.

Pela primeira vez no torneio, Larissa e Talita enfrentarão um retrospecto desfavorável no confronto histórico: em quatro duelos, uma vitória contra o time alemão. O triunfo, contudo, valeu o título do World Tour Finals, em 2015, nos Estados Unidos. 

"Nosso time possui uma cumplicidade, foi assim que saímos de situações difíceis até hoje. E é assim que vamos buscar a vitória em mais uma das sete ‘finais’ que estabelecemos. Vamos jogar com alegria, com amor, felizes. O time alemão é forte, mas vamos estudar e nos preparar da melhor maneira possível", disse Larissa.

Em termos de experiência, a parceria brasileira tem vantagem: Larissa e Talita disputam sua terceira Olimpíada, a primeira juntas, e Larissa possui um bronze. Laura Ludwig também iguala o número de participações das anfitriãs, mas ainda busca a primeira medalha. Já Walkenhorst está pela primeira vez na competição mais importante do mundo. 

As alemãs são as atuais líderes do Circuito Mundial 2016 e venceram cinco eventos no ano. Com mais de mil pontos de vantagem, não podem mais ser alcançadas e serão declaradas campeãs pela Federação Internacional após a última etapa do ano, prevista para o final de agosto, em Long Beach, nos Estados Unidos.

A dupla vencedora encara na decisão dos Jogos do Rio de Janeiro uma equipe brasileira ou norte-americana. Ágatha e Bárbara Seixas, campeãs mundiais, encaram na outra semifinal a tricampeã olímpica Kerri Walsh e sua parceira, também medalhista olímpica (prata em Londres-2012), April Ross. 

O Brasil é o país com mais medalhas no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. Desde Atlanta-1996, ao menos uma medalha é conquistada por edição por nossos representantes. São 11 no total, sendo duas de ouro, seis de prata e três de bronze.

Pontos moeda