Esportes

Olimpíada do Rio tem seus dois primeiros casos de doping

Redação Folha Vitória

Rio -

A Olimpíada do Rio de Janeiro tem seus primeiros casos de doping. A reportagem do jornal O Estado de S.Paulo obteve informações confidenciais de que a nadadora chinesa Chen Xinyi foi pega no exame antidoping e levou seu caso à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), que a julgará ainda na noite desta quinta-feira.

A coleta da amostra de seu sangue não ocorreu no Brasil. Mas ela viajou ao Rio de Janeiro sem saber que o teste havia dado positivo. Ela acabou sendo informada há dois dias e decidiu levar o caso à CAS para tentar reverter a suspensão. Nascida em 1998, ela concorreria às provas do 50 metros livre e 100 metros borboleta.

O primeiro caso chinês abre ainda as críticas de concorrentes que, nos últimos dias, vinham alertando sobre a possibilidade de nadadores chineses estarem competindo dopados.

Além dela, a atleta búlgara Silvia Danekova foi alvo de um teste que detectou EPO em seu sangue. Com 33 anos, ele competiria na segunda-feira, na prova dos 3 mil metros.

Os testes ocorreram logo que ela chegou ao Rio, no dia 26 de julho. A corredora foi suspensa e agora aguarda os resultados da segunda análise de suas amostras. O Comitê Olímpico Búlgaro confirmou a informação. Mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) mantém ainda um silêncio, até que o segundo teste seja realizado.

Marcado pelo escândalo dos atletas da Rússia, os Jogos no Rio representam um teste para a política do COI de combate ao doping. Nesta sexta-feira, as competições do atletismo começam sem a participação dos russos e diante de dúvidas sobre outras delegações.

A própria equipe búlgara tem sido alvo de diversos casos de doping desde 2008. Atletas como Tezdzhan Naimova, Inna Eftimova, Daniela Yordanova, Vanya Stambolova, Teodora Kolarova, Venelina Veneva e Andrian Andreev foram alguns dos esportistas pegos do doping. No Rio, toda a equipe de levantamento de peso do país também foi suspenso.

Além do caso da búlgara, o Rio-2016 registrou na quinta-feira a expulsão de um dos técnicos da equipe do Quênia. Ele foi pego ao testar se passar por um dos atletas no momento que uma coleta de urina iria ocorrer.

Pontos moeda