Esportes

'Olimpíada pode voltar a despertar o orgulho de ser brasileiro', diz Guga

Redação Folha Vitória

Rio -

Um dos cotados para acender a pira olímpica na cerimônia de abertura da Olimpíada, Gustavo Kuerten afirmou nesta terça-feira que o grande evento esportivo tem potencial para despertar novamente o orgulho de ser brasileiro e reunificar o povo, após a divisão causada pelas eleições presidenciais de 2014.

"Espero que este mês olímpico, que o Rio de Janeiro vai viver, contagie o Brasil inteiro. Acho que pode recompor o espírito de união do nosso País, que vive fragmentado, duvidoso, amuado", disse o ex-tenista, no Rio de Janeiro. "Que se transforme de novo naquele Brasil esperançoso, naquele Brasil que acredita mais, que perceba o seu potencial e que consiga observar mais o belo do Brasil, seu lado bom, produtivo, capaz."

Para Guga, o empenho e a dedicação dos atletas brasileiros pode contribuir para despertar os sentimentos patrióticos. "Cada um dos nossos atletas têm 20, 30 anos de dedicação completa para chegar lá. E são muitas vidas ainda envolvidas para que esse sonho aconteça. E esse exemplo que nós precisamos compartilhar ao redor do nosso País. E essa é a capacidade maior da Olimpíada [de difundir o orgulho nacional]."

"E isto já está acontecendo, antes mesmo de começar os Jogos. Acredito que do primeiro ao último dia vai ser a consagração desta crença, de que vale a pena ser brasileiro e lutar pelo nosso País", declarou o tricampeão de Roland Garros, que inaugurou nesta terça-feira uma quadra de tênis no Morro Dona Marta, na zona sul do Rio.

No evento, Guga trocou bolas com crianças e pintou no local um coração, repetindo o gesto da final do Grand Slam francês em 2001, após a conquista do tricampeonato. A iniciativa faz parte de um projeto chamado "Quadras Inesperadas", idealizado por uma marca de tintas e pelo governo do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje). O objetivo é levar espaços de promoção do esporte na comunidade.

Pontos moeda