Esportes

Principado de Mônaco traz sogro da judoca Sarah Menezes aos Jogos Olímpicos

Redação Folha Vitória

Rio -

Com apenas pouco mais de 30 mil habitantes, o principado de Mônaco é o menor país representado nos Jogos Rio, uma vez que o Vaticano não tem um comitê olímpico nacional. Estará na Olimpíada com apenas três atletas e uma delegação de só quatro membros. Um dos seus treinadores, entretanto, tem uma relação muito especial com o Brasil. Marcel Pietri, técnico do único judoca do time, é sogro da brasileira Sarah Menezes.

A piauiense namora, desde 2014, o também judoca Loic Pietri, ainda que os dois raramente consigam se encontrar - só se viram duas vezes este ano. O francês, da categoria até 81kg, é detentor de três medalhas em Mundiais, inclusive o ouro no campeonato de 2013, realizado no Brasil, também no Rio de Janeiro.

Duas vezes campeão europeu na década de 1980, o sogro de Sarah veio ao Rio como treinador de Yann Siccardi, judoca da categoria até 60kg. Por isso, estará na Arena Carioca 2 neste sábado tanto para acompanhar seu atleta quanto para torcer pela nora. “Temos uma boa relação e gosto muito dela”, disse brevemente o treinador após um treino no Parque dos Atletas, nesta terça-feira.

Siccardi é um dos poucos atletas do principado monegasco. Ele acredita que apenas cerca de 300 pessoas no país pratiquem esporte com uma alguma regularidade. “Só temos um clube em Mônaco. Entre esses 300 estão ainda pessoas que correm de fim de semana”, contou.

Isso torna que seja difícil encontrar candidatos às vagas oferecidas por convite pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), do qual o príncipe Albert II é dirigente há três décadas. Na ginástica artística, o escolhido foi Kevin Crovetto, o 181.º colocado do Mundial do ano passado. Nos 800 metros, no atletismo, a vaga ficou com Brice Etès, francês de dupla nacionalidade.

Siccardi, assim, é o único atleta de alto rendimento de Mônaco, um país pouco maior do que a área do Parque Olímpico. Número 76 do ranking mundial, treina em Paris com a equipe comandada por Marcel Pietri. Na terceira Olimpíada, sequer tem com quem treinar. Na manhã desta terça-feira, se enroscava no tatame com uma judoca marroquina.

Ainda não deverá ser no Rio-2016 que Mônaco vai ganhar a sua primeira medalha olímpica, apesar de Siccardi dizer que no judô qualquer atleta pode ganhar. Já Sarah Menezes vai atrás da sua segunda conquista dourada.

Pontos moeda