Esportes

Santos supera o Bahia em casa e confirma recuperação no Brasileirão

O Santos confirmou sua reação Campeonato Brasileiro com um triunfo seguro sobre o Bahia por 2 a 0, na Vila Belmiro, neste sábado, pela 21ª rodada. Foi a segunda vitória seguida da equipe, que se afasta da zona de rebaixamento. O destaque do jogo foi o meia Derlis Gonzales, autor de um gol e de uma assistência, para Gabriel Barbosa. O paraguaio, assim, se firma como uma aposta que vem dando certo no Santos.

O Santos decidiu não poupar titulares para o jogo decisivo pelas oitavas de final da Copa Libertadores, terça-feira, diante do Independiente, no Pacaembu. O técnico Cuca afirmou que o elenco estava descansado. E isso ficou comprovado com a maneira como o time iniciou a partida. A equipe da Vila Belmiro começou veloz, jogando pelos lados do campo e ensaiava uma grande atuação.

Cuca apostou em uma formação ousada, com apenas dois marcadores (Diego Pituca e Carlos Sánchez) e quatro jogadores de características ofensivas (Derlis Gonzáles, Rodrygo, Gabriel e Bruno Henrique). A estratégia era sufocar o adversário e tentar fazer um gol rapidamente. Os donos da casa assustaram, mas criaram poucas chances efetivas. Não deu certo.

A escalação ofensiva acabou deixando o Santos vulnerável na marcação, o que era previsível. O time baiano conseguiu superar a pressão inicial e encontrou espaços para atacar. Aos sete minutos, Edigar Junio perdeu uma chance extraordinária na pequena área, sem goleiro. Ele não conseguiu simplesmente empurrar a bola na direção do gol.

O problema do Santos era a articulação entre o meio e o ataque. Ao longo do primeiro tempo, Cuca pediu para que Rodrygo recuasse para fazer a ligação. Funcionou pouco. O Bahia, por sua vez, só teve aquela chance com Edigar Junio e pouca presença ofensiva. O time sempre esteve mais preocupado em se defender e, se possível, especular algum contra-ataque.

No segundo tempo, Cuca corrigiu o problema da criação de jogadas com a entrada de Bryan Ruiz no lugar de Bruno Henrique, que já havia levado um cartão amarelo e não conseguiu dar continuidade às jogadas. O costarriquenho, um armador clássico, sofreu nos últimos jogos com a falta de condição física. E a substituição foi decisiva para o Santos conseguir a vitória.

Com um jogador a mais no meio, o time ficou mais encorpado e equilibrado. Foi o paraguaio Derlis Gonzales, outro estrangeiro contratado pelo clube, que conseguiu colocar o Santos à frente. Após cobrança de falta de Dodô, ele acertou um belo chute para fazer seu primeiro gol no clube após quatro partidas. Com boa movimentação e passes objetivos, o paraguaio já era o melhor jogador do Santos.

Derlis confirmou a grande atuação aos 29 minutos. Com um passe simples e eficiente, ele armou o contra-ataque e colocou Gabriel na frente do goleiro Anderson. O atacante foi preciso na finalização e fez seu sétimo gol no Campeonato Brasileiro. Na reta final, Cuca fez alterações, começou a poupar jogadores e só aí começou a pensar na Libertadores.

A vitória levou o Santos 24 pontos, em 11º lugar no Brasileirão, com dois a mais do que o Bahia, agora na 12ª posição. Na próxima rodada do torneio nacional, o time paulista vai visitar o Vasco, no Maracanã, em 1º de setembro. No dia seguinte, o Bahia visitará o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 2 x 0 BAHIA

SANTOS - Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Verissimo, Gustavo Henrique (Robson Bambu) e Dodô; Diego Pituca, Carlos Sánchez, Derlis Gonzáles; Rodrygo, Gabriel (Eduardo Sasha) e Bruno Henrique (Bryan Ruiz). Técnico: Cuca.

BAHIA - Anderson; Nino Paraíba, Tiago (Everson), Douglas Grolli (Paulinho) e Léo; Gregore, Elton, Zé Rafael e Vinicius; Élber e Edigar Junio. Técnico: Enderson Moreira.

GOLS - Derlis Gonzales, aos 11, e Gabriel, aos 29 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Heber Roberto Lopes (SC).

CARTÕES AMARELOS - Elton, Bruno Henrique e Douglas Grolli.

RENDA - R$ 201.458,00.

PÚBLICO - 11.564 pagantes.

LOCAL - Vila Belmiro, em Santos (SP).