CORONAVÍRUS

Esportes

Casagrande diz que Capixabão será autorizado a voltar em setembro; federação ainda aguarda portaria

O presidente da FES, Gustavo Vieira, disse que espera a autorização oficial do governo para definir um cronograma de treinamentos e dos jogos

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Wagner Chaló/Vitória

O governador Renato Casagrande afirmou que o Campeonato Capixaba de Futebol, das séries A e B, serão autorizados a voltar já em setembro. A declaração foi dada durante uma coletiva de imprensa, realizada no início da noite desta quinta-feira (06). 

No dia 10 de julho, também em uma coletiva, o governador já havia sinalizado a possibilidade de retorno do Capixabão para setembro. O campeonato estadual do Espírito Santo está paralisado desde março, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Apenas o Vitória e o Real Noroeste, representantes do estado na Série D do Campeonato Brasileiros, estão autorizados a realizar treinamentos, devido à participação das duas equipes na competição nacional, prevista para começar no início do mês que vem. A liberação se deu a partir de uma portaria publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no Diário Oficial do Estado do dia 20 de julho. "Os times que estão na Série D já voltaram. E, em setembro, voltam os campeonatos estaduais", afirmou Casagrande durante a coletiva.

O presidente da Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira, no entanto, esclareceu que ainda aguarda uma portaria do governo do Estado, oficializando a autorização para que os demais clubes capixabas retornem aos treinamentos.

"Primeiro vamos esperar a publicação da portaria da Sesa para saber exatamente a partir de que dia os clubes poderão voltar a treinar. A partir da publicação dessa portaria, vamos nos reunir com os clubes para definirmos um cronograma de treinos e quando os campeonatos poderão, de fato, voltar. Definindo essas questões, iremos publicar o arbitral da Série A e da Série B", explicou o presidente da federação.

"Com os clubes da Série B já existe um acordo de que os treinos poderiam ser retomados em setembro e o campeonato voltaria em outubro. Mas ainda precisamos definir isso com os clubes da Série A, colocar essa questão em votação. Alguns clubes querem voltar o quanto antes, outros querem um tempo maior", completou.

Gustavo Vieira ressaltou, no entanto, que será preciso pelo menos três semanas, a partir do retorno dos clubes aos treinos, para que o Capixabão seja reiniciado. "Precisamos de tempo para cumprirmos todos os protocolos. Vamos ter que testar todos os jogadores e também os árbitros. Além disso, tem a questão física dos jogadores, que estão há muito tempo parados e precisam retomar o condicionamento físico", destacou.

Sobre o protocolo de medidas a serem adotadas para o retorno dos treinos e dos jogos, o presidente da FES garantiu que o documento já foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde. "Esse protocolo aborda os procedimentos a serem adotados para os treinamentos e também para os jogos. São dois procedimentos que se convergem, mas que são distintos", explicou.

Capixabão

As últimas partidas do Campeonato Capixaba da Série A foram disputadas no dia 14 de março, válidas pela última rodada da primeira fase. O torneio será retomado nas quartas de final. Os confrontos definidos para essa fase são: Vitória x Estrela do Norte, Desportiva x Rio Branco, Rio Branco (VN) x São Mateus e Real Noroeste x Serra.

Já na Série B, os últimos jogos também foram disputados no dia 14 de março. A competição foi paralisada na terceira rodada.

Série D

Já a Série D será retomada no dia 6 de setembro. O Real Noroeste disputará a fase preliminar da competição, onde vai encarar o Aquidauanense, do Mato Grosso do Sul. 

Quem vencer garante vaga no grupo 5 da Série D, onde está o Vitória. Completam o grupo o Águia Negra (MS), CRAC (GO), Goianésia (GO), Goiânia (GO), Operário (MT) e União Rondonópolis (MT). O Vitória estreia na competição no dia 19 de setembro contra o Goianésia, fora de casa.

Pontos moeda