Esportes

Atleta capixaba é vice em campeonato mundial de Bodyboarding

Israel Salas conquistou a segunda colocação no Campeonato Mundial de Bodyboarding Profissional, disputado no Chile, dos dias 20 a 31 de agosto

Israel Salas foi vice no Mundial de Bodyboarding Foto: Divulgação

Cada vez mais atletas capixabas se destacam nas águas, mostrando que esportes aquáticos são uma das especialidades por aqui. O nome da vez é o bicampeão brasileiro Israel Salas, atleta do Instituto Viva Vida, projeto incentivado pelo programa Vencedores Através do Esporte, apoiado pela Chocolates Garoto, que conquistou a segunda colocação no Campeonato Mundial de Bodyboarding Profissional, disputado no Chile, dos dias 20 a 31 de agosto.

Israel tornou-se um dos favoritos para vencer o campeonato após se destacar na disputa com o 11 vezes campeão mundial, Mike Stewart, um dos maiores nomes da história do esporte. Antes de disputar a final, o atleta capixaba também venceu o marroquino Brahim Iddouch, outro nome importante para a modalidade. 

Na final, Israel disputou com o baiano Uri Valadão, campeão mundial em 2008, e protagonizou uma final eletrizante com atleta, que acabou usando sua experiência para conquistar a primeira colocação. Para a equipe, o desempenho do capixaba merece todo o mérito, pois despontar dentre grandes nomes do esporte como ele fez não é uma tarefa fácil.

“Israel veio trabalhando cada fase com muita cautela, estudando o mar e seus adversários, fazendo bom uso da prioridade. Aplicou esta estratégia na final, quando liderava. Mas a onda veio pro Uri. Isto faz parte do bodyboarding. Eu estou totalmente satisfeito com a colocação dele. Fisicamente bem preparado, funcionando bem, sem dificuldades no mar gelado do Chile. A missão foi totalmente cumprida”, enfatiza Felipe Azevedo, preparador físico de Israel.

Outro atleta capixaba na disputa foi Helliton Loureiro, que ficou com a nona posição, mantendo a sua colocação entre os 10 melhores do ranking mundial.

Sobre o Projeto Vencedores Através do Esporte

O Vencedores Através do Esporte é um projeto social da Chocolates Garoto, em parceria com o Instituto Viva Vida e que visa o incentivo ao esporte no Estado. Viabilizado desde maio do ano passado, o programa movimenta, ao todo, cerca de 150 atletas de divisões de base, sendo 100 no basquete e 50 no bodyboarding. A iniciativa é inédita no Estado e promove a inclusão social através do esporte.

Pontos moeda