Esportes

Gatlin volta a fazer melhor tempo do ano nos 100m

Redação Folha Vitória

Bruxelas - Justin Gatlin agora é o quinto homem mais rápido de todos os tempos. Nesta sexta-feira, o melhor velocista da temporada venceu com folgas os 100 metros na última etapa da Diamond League, em Bruxelas (Bélgica) e bateu seu recorde pessoal com 9s77. A marca também é a melhor da temporada 2014.

O ano, aliás, foi totalmente dominado por Gatlin. Faltando apenas a Copa Continental (no Marrocos, daqui a oito dias) para fechar o calendário internacional do atletismo, o norte-americano tem sete dos 10 melhores tempos de 2014. Ele já liderava o ranking, com os 9s80 que fez em Lausanne (Suíça), em julho.

Nesta sexta, já era esperado que Gatlin mostrasse o seu melhor. Afinal, largou contra os melhores do mundo: Richard Thompson, Nesta Carter, Kim Collins, Tyson Gay, Asafa Powell e Mike Rodgers. Só Usain Bolt, que está se poupando, não correu.

Até a prova desta noite em Bruxelas, Gatlin tinha como melhor tempo da carreira os 9s79 da Olimpíada de Londres. Com 9s77, em todos os tempos, ele só fica atrás de Bolt (9s58), Gay (9s69), Yohan Blake (9s69) e Powell (9s72). Passa Carter (9s78) e Maurice Green (9s79, único já aposentado nesta lista.

Com a vitória em Bruxelas, Gatlin chegou a 16 pontos e garantiu o diamante como melhor da temporada da Diamond League nos 100 metros. Segundo na Bélgica com 9s93, Rodgers acabou como vice na corrida pelo diamante. Asafa Powell (9s95) completou os três primeiros da prova.

Pontos moeda