Esportes

Durban é confirmada como sede dos Jogos da Commonwealth de 2022

Redação Folha Vitória

Auckland - Durban, na África do Sul, vai sediar a edição de 2022 dos Jogos da Commonwealth, se tornando a primeira cidade africana a receber o evento poliesportivo quadrienal. As 71 nações e territórios da Federação dos Jogos da Commonwealth tomaram a decisão por unanimidade nesta quarta-feira em sua assembleia geral, realizada em Auckland.

Durban acabou sendo a candidata única após Edmonton, no Canadá, abandonar o processo de escolha em fevereiro, alegando custos elevados para sediar o evento. A assembleia geral também votou para aumentar o número de esportes obrigatórios nos Jogos de 10 a 16.

A África do Sul já sediou eventos importantes, casos da Copa do Mundo de 2010 e do Mundial de Rúgbi de 1995, mas ainda não recebeu nenhum grande evento poliesportivo.

Os Jogos da Commonwealth estão programados para começar em 18 de julho de 2022, data do aniversário do primeiro presidente negro da África, Nelson Mandela, que morreu em 2013.

Os membros do comitê de candidatura de Durban disseram que a infraestrutura já existente será usada para minimizar os custos do evento. Uma pista de atletismo vai ser instalada no Estádio Moses Mabhida, mas uma vila para receber os atletas terá que ser construída.

A próxima edição dos Jogos da Commonwealth já teve a sua sede definida e será realizada na Gold Coast, na Austrália, em 2018.

Pontos moeda