Esportes

Francês Lavillenie fatura a Diamond League pela 6ª vez seguida

Redação Folha Vitória

Bruxelas - Não que seja possível compensar a frustração de ficar fora do pódio de um Mundial quando se é o melhor do mundo, mas o francês Renaud Lavillenie pelo menos minimizou sua decepção ao conquistar, nesta sexta-feira, seu sexto diamante seguido. Ele venceu a etapa de Bruxelas (Bélgica) da Diamond League e faturou mais uma vez o título geral do salto com vara no principal circuito internacional do atletismo.

Se em Pequim Lavillenie foi eliminado com o sarrafo a 5,90m, em Bruxelas ele não superou somente esta altura, mas também 5,95m. O francês, assim, se despediu da temporada com o terceiro melhor salto do ano. Só ficou abaixo dos 6,05m que passou em Eugene (EUA) e dos 6,03m de Londres (Inglaterra), também em etapas da Diamond League.

Só não é possível dizer que com 5,95m Lavillenie teria sido campeão mundial em Pequim porque, naquela competição, o sarrafo passou direto de 5,90m para 6,00m. O canadense Shawnacy Barber (ouro) e o alemão Raphael Holzdeppe (prata) superaram 5,90m, mas falharam em 6,00m - não tiveram a chance de tentar 5,95m.

Em Bruxelas, Barber parou em 5,85m, em segundo, com o grego Filippidis em terceiro. Lavillenie ainda tentou 6,00m, sem sucesso, antes de comemorar seu sexto diamante. Desde que a liga foi criada, ele sempre foi o campeão geral.

Pontos moeda