Esportes

Dedicação e superação sobem no tatame pela Liga Estadual de Judô neste fim de semana

José Luiz Conquistou reconhecimento nacional no esporte e ganhou no último dia 7 de setembro o Grand Prix Nacional de Judô

Vinícius Prúcoli Guidoni *Estagiário

Redação Folha Vitória

Neste domingo (30), das 9 horas às 18h, será realizada a Liga Estadual de Judô, no Shopping Moxuara, em Cariacica. Mas a questão que entrará em disputa no tatame vai muito além do título a ser conquistado. Trata-se da superação e do poder de transformação que o esporte pode proporcionar na vida das pessoas.

E de superação o José Luiz da Silva entende. E muito. Ele é paratleta de judô e começou sua vida no esporte aos 34 anos de idade. Mesmo com deficiência visual, o problema nunca o golpeou. Ele seguiu firme e forte, praticando e fazendo aulas. 

Hoje, com 38 anos de idade, o judoca já colhe resultados. Conquistou reconhecimento nacional no esporte e ganhou no último dia 7 de setembro o Grand Prix Nacional de Judô.

José conta que nada na vida é fácil, mas com dedicação e vontade o resultado vem. E ainda confessou ficar surpreso ao vencer Grand Prix Nacional de Judô. “Sempre me esforcei o bastante para superar as dificuldades e ver resultados, mas o título foi uma surpresa, não imaginava que com tão pouco tempo de experiência eu fosse ter reconhecimento nacional. Todo dia é uma superação diferente e a expectativa é conquistar mais um título no campeonato de domingo. Ser cego não me paralisa”, comenta José Luiz.

Histórias de conquistas não faltam no judô. Marcus Vinicius de Oliveira, professor de José Luiz, explica a importância de levar o evento para dentro de um espaço comum. “A intenção é interagir melhor com o público, mostrando para as pessoas que existem alternativas para os problemas e para as lutas diárias da vida. Com disciplina e autocontrole é possível vencer. Ter o esporte em um ambiente agradável e confortável é mais um motivo para acompanhar o campeonato, que será aberto para todos que passarem no Shopping”, pontua o professor Marcus.