Esportes

Nacif Elias busca inspiração em árbitro de judô amputado para as competições da temporada

Judoca capixaba/libanês está no Espírito Santo e prestigiou o Estadual de Judô que aconteceu neste fim de semana, no Tancredão

Foto: Raquel Lima - Assessoria de Comunicação

Atleta olímpico, o judoca capixaba/libanês Nacif Elias está no Espírito Santo e no último sábado, prestigiou o Campeonato Estadual de judô, que aconteceu no Ginásio Tancredão, em Vitória.

Na ocasião, o lutador enalteceu a volta das competições da modalidade e também fez questão de apoiar o projeto de inclusão de atletas com deficiência dentro do esporte.

“Fiquei super feliz em voltar ao Espírito Santo e ver um evento todo organizado e de alto nível. Quero dar os parabéns ao presidente da federação espírito-santense de judô, doutor Márcio Almeida, ao vice-presidente Félix Gomes e ao organizador de eventos Walcleydi pelo excelente trabalho que eles têm feito, dando oportunidade aos jovens, adultos e às crianças a praticarem um esporte, fazerem atividades. Estão mudando a história do judô capixaba", declarou Nacif Elias, via assessoria de imprensa.

E Nacif Elias busca inspiração para os desafios da temporada e de um novo ciclo olímpico visando Paris 2024 num árbitro de judô amputado. O grande exemplo de inclusão de pessoas com deficiência no judô capixaba é de Reinaldo Ricardo Margon, que hoje atua como árbitro estadual. Em 2017, ele perdeu a perna direita, quando era faixa marrom de judô. Mas ele superou suas dificuldades e em 2018 tornou-se o primeiro faixa preta com deficiência do estado do Espírito Santo.

"Tenho certeza que este trabalho em conjunto que iremos fazer, ajudaremos o alto rendimento capixaba, e em todas as esferas, crianças carentes, trabalho de inclusão de pessoas com qualquer tipo de deficiência física. O esporte é para incluir e ajudar! Então, é lindo de se ver este trabalho sendo efetuado no Espírito Santo, para que eles possam ter um futuro melhor e viverem felizes”, disse.

Foto: Raquel Lima - Assessoria de Comunicação

A partir de 2018, Reinaldo Ricardo Margon passou a atuar como árbitro regional capixaba. E em 2019, passou a ser árbitro estadual. Mas em 2021, por problemas ocasionados pela diabetes, ele precisou amputar a outra perna. Mas nem isso o fez parar.

“Fui atleta de competição na década de 90, em nível estadual, por amor ao esporte. Fiquei parado por alguns anos. Já com problema clínico de diabetes. Retornei ao judô por questão de saúde e de convívio no meio esportivo. Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Conviver com velhos e novos amigos. O judô vem abrindo portas, pois é um esporte de inclusão. Todos podem praticar judô! O que poderia ser um momento trágico em minha vida, ter depressão, e gerar outros problemas, pelo contrário, o judô me deu forças, contribui bastante na minha recuperação, superando às adversidades. Pouco mais de três meses de ter a perna amputada, eu já retornei aos treinos de judô, adaptando a parte técnica para o solo. Atuando como técnico, me apaixonei pela arbitragem durante o curso de faixa preta. Me sinto grato por participar dos eventos da Federação Espírito-Santense de Judô, como árbitro, no meio esportivo, todo o incentivo que recebo, vem das pessoas envolvidas no judô", afirmou.

Mas pela deficiência das suas duas pernas, Reinaldo Ricardo Margon está impossibilitado de atuar como árbitro central, podendo ser árbitro apenas de mesa e lateral. Para que ele retorne a ser árbitro central, é necessário colocar as próteses nas duas pernas. Mas por falta de condições financeiras, ele não consegue. Se alguém puder e quiser ajudá-lo, só entrar em contato com a Federação Espírito-Santense de Judô pelo telefone: (27)3222-0713.

E Reinaldo Margon conclui, dando mais um exemplo de resignação e de superação das adversidades por meio do esporte.

“Não tenho outro emprego, sou aposentado por invalidez, e em meio às dificuldades, tento levar a vida de uma maneira bem, alegre e superando a cada dia. O prazer é imenso participar da arbitragem capixaba! Que o meu exemplo de vida e de superação venha motivar outras pessoas para praticar judô", finaliza.

Pontos moeda